Ujatoba_gato

Visita de animais é liberada no Albert Einstein

por Universo Jatoba

Quem tem ou já teve um bicho de estimação sabe da importância desse amigo fiel, que muitas vezes se torna até um membro da família! Não é exagero. O nosso bichinho é aquele que fica animado, correndo de um lado para o outro de tanta felicidade ao nos ver voltar pra casa após um longo dia de trabalho. Um animalzinho de estimação também é uma companhia para aquelas pessoas que vivem sozinhas.

Agora, esses bichinhos também irão ajudar na recuperação de pacientes que estão internados no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Após três anos de testes, o hospital liberou, sob um rígido protocolo, que animais de estimação possam visitar os seus donos, até mesmo em unidades semi-intensivas.

“É uma ação que favorece a recuperação dos pacientes em todos os níveis: físico, mental, emocional, social e espiritual. Ter a oportunidade de fazer essa escolha e pedir para trazer o seu amigo de estimação quando está internado, é essencial para a saúde e bem-estar”, ressaltou Rita Grotto – gerente de atendimento ao cliente do hospital, em entrevista à Rádio Globo.

Mas para que essa visita aconteça, o hospital determinou algumas regras que devem ser seguidas. A primeira delas é que o médico deve autorizar a visita do animal de estimação e fazer essa anotação no prontuário do paciente. Além disso, o animal deve estar com a carteira de vacinação atualizada e ter tomado banho, no mínimo, 24 horas antes da visita. O local que o animal poderá circular será determinado pela equipe de enfermagem e uma equipe de segurança do hospital irá monitorar essa visita.

Além de cachorros, os pacientes também podem receber gatos e pássaros de estimação. “A maioria das visitas que nós recebemos é de cachorro, mas já recebemos coelho”, comenta Rita Grotto.

Clara é uma cachorra da raça fila, que tem 73 kg, e sempre visita o dono Ennio de Paula Araújo, que faz tratamento contra o câncer no hospital Albert Einstein. A Bolinha, da raça poodle, é outra assídua frequentadora do hospital. E foi ela quem saiu correndo para avisar a mulher do seu dono quando ele estava passando mal.

O Einstein é o 35º hospital do mundo e o primeiro da América Latina a conseguir uma certificação internacional de humanização, que é concedido pela organização americana Planetree. O hospital resolveu inovar no Brasil ao permitir que pacientes internados recebam visitas de seus bichos de estimação. Essa é uma forma de proporcionar ao paciente um momento de felicidade, em uma fase tão difícil que é a internação para o tratamento de uma doença.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!