Ujatoba_reciclagem_k7

Tecnologia descartável

por Universo Jatoba

Se você tem mais de 20 anos, o Universo Jatobá quer te convidar a pensar sobre tecnologia. Puxe pela memória como eram o recursos há 20 anos atrás. Bateu aquela saudade dos tempos em que você colecionava LPs, ouvia músicas por fita K7 ou tinha aquelas caixas lotadas de fitas VHS?

Está tudo tão efêmero que até os CDs e DVDs já estão ficando para trás. Computadores, então, nem se fala. Muita gente da nova geração não sabe nem o que é máquina fotográfica analógica. A fase agora é “touch” (sensível ao toque).

Ok, os 20 anos se passaram e onde está tudo isso? Está guardado, ocupando espaço e você não tem ideia de o que fazer?

Não jogue no lixo comum

Muitos desses materiais são compostos de polipropileno e alguns de materiais plásticos duros que precisam de um cuidado especial para serem eliminados. Outros, como nos casos da fita VHS e K7 precisam que aquela fita magnética de coloração meio preta seja incinerada. Esse procedimento não pode ser realizado de qualquer maneira. É por isso que incentivamos que você busque as alternativas certas, utilize a reciclagem ou pratique o upcycling, que é a reutilização desses materiais, transformando-os em objetos de decoração, por exemplo.

Confira algumas soluções:

– O Descarte Certo In Box funciona da seguinte maneira: você vai até um posto de venda e compra uma caixa por R$19,90. Leva essa caixa para casa e coloca tudo o que puder e quiser se desfazer lá dentro. Cada caixa suporta até 20kg. Quando chegar no peso, basta agendar a coleta pelo site e os funcionários buscam a caixa e descartam corretamente cada material. Para fazer um novo descarte, é necessário comprar outra caixa.

Clique aqui e consulte os pontos de vendas das caixas e o que pode ser descartado ou não.

Eles coletam nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Para mais informações, ligue (11) 4153 1777.

– A Coopermiti faz o mesmo tipo de serviço, mas somente na capital paulista. Basta entrar no site e fazer o agendamento e eles retiram tudo na sua casa. Outra opção é levar o material até um posto de entrega voluntário. Clique aqui e informe-se.

– Para os cariocas e fluminenses, consulte o site do Safe Rio, saiba os materiais coletados e faça o agendamento. Clique aqui. 

– Quem é de Salvador, na Bahia, deve entrar em contato com a Limpurb para saber qual o melhor destino aos materiais eletrônicos. Clique aqui.

– Para os moradores de Porto Alegre, a Prefeitura também disponibiliza o serviço. Clique aqui e saiba o que fazer.

– Para quem prefere levar em postos de reciclagem e/ou coleta de materiais, o eCycle te ajuda. Acesse o site aqui, coloque o número do seu CEP e o material que deseja descartar. Ele localiza o posto mais próximo de você.

Leia também

Campanha incentiva a reciclagem de lixo eletrônico

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!