shutterstock_87862600

Volume de lixo produzido no Brasil aumentou 1,7% em 2015

por Universo Jatoba

O Brasil se tornou o quarto maior gerador de resíduos sólidos no mundo, mesmo com toda a crise econômica impactando sobre o poder de compra da população. A quantidade de lixo urbano produzida no país em 2015 atingiu 79,9 milhões de toneladas, o que representa 1,7% a mais do que no ano anterior. Nesse mesmo período, foi observado também crescimento de 0,8% na geração per capita de resíduos sólidos: de 1,06 quilo (kg) ao dia em 2014, para 1,07 kg ao dia em 2105.

Esses números fazem parte de um levantamento divulgado no início de outubro pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). De acordo com a pesquisa, houve uma pequena melhora nos números sobre a destinação final dos resíduos sólidos. No ano passado, 58,7% do lixo produzido foi destinado para locais adequados, como aterros sanitários. Em 2014, esse índice foi 58,4%.

Mas os dados indicam que cerca de 60% das cidades brasileiras ainda destinam seu lixo de forma inadequada, ou seja, para lixões ou para os  aterros controlados. Um dos piores casos é Brasília, que tem o maior lixão da América Latina, a apenas 15 quilômetros da Esplanada dos Ministérios.

Crise econômica x volume de resíduos

Para os pesquisadores foi uma surpresa o resultado do aumento do volume de lixo em ano de recessão econômica. Geralmente, gera-se mais resíduos toda vez que o PIB cresce o e consumo aumenta. Desta vez, foi diferente. Pela primeira vez, em 13 anos de estudo, a quantidade de lixo cresceu (+1,7%) no mesmo período em que o PIB despencou (-3,8%).

De acordo com o relatório, há duas causas principais. Primeira: o crescimento da população. Segundo: a crise não interrompeu o consumo de materiais descartáveis, mas o brasileiro optou por produtos mais baratos.

Consumo consciente é produzir menos lixo

Um dos maiores desafios dos prefeitos eleitos no Brasil será o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos. Iniciativas que reduzem o descarte inapropriado de lixo devem ser implantadas para melhorar a qualidade de vida nas cidades. Utilize-se dos 4R’s para ter uma vida mais sustentável (Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Repensar).

Conteúdo extraído do site Instituto Akatu (www.akatu.org.br)

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!