Noruega é famosa também pelos seus Fjords!

Sabia que existe um país onde o desmatamento é oficialmente proibido? Saiba qual!

por Universo Jatoba

O desmatamento é um dos mais graves problemas ambientais. Além de devastar as florestas e os recursos naturais, compromete o equilíbrio do planeta em seus diversos elementos, incluindo os ecossistemas. E isso afeta gravemente também a economia e a sociedade. Infelizmente, a prática é muito comum ao redor do mundo (principalmente no Brasil) e, até então, poucas medidas eficazes são tomadas para combater essa ação.

Porém, a Noruega conseguiu ir mais além. No ano passado, o parlamento do país decidiu se comprometer com o fim desmatamento em todo o território nacional. E para cumprir com a meta, o governo proibiu o corte de árvores e também baniu a compra e a produção de qualquer matéria-prima que tenha sido originária de desmatamento de florestas ao redor do mundo.

Durante a sessão, o Parlamento também se comprometeu a encontrar uma maneira de fornecer alguns produtos essenciais, como carne, soja, madeira e óleo de palma, sem causar impactos no ecossistema*.

Assim, a Noruega é a primeira nação a botar em prática a promessa feita junto à Alemanha e à Grã-Bretanha de promover esforços significativos contra cadeias de produção que gerem corte de árvores, assinada na Cúpula do Clima da ONU, em 2014. Como sempre, eles são modelos para o restante do mundo.

*De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), esses quatros produtos são responsáveis por quase metade do desmatamento das florestas tropicais do planeta.

Foto Visit Norway

 

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!