Ujatoba_cafe

São Paulo ganha escola de café voltada a jovens de baixa renda

por Universo Jatoba

Há quem goste de tomar um bom café, mas para quem gosta mesmo do assunto, ver o café na xícara é apenas uma etapa de um grande universo. Agora jovens de baixa renda acima de 16 anos terão a oportunidade de explorar da produção dos grãos até à montagem de uma cafeteria e tudo o que envolve o negócio. “É um curso que nasceu com o intuito de fazer a nossa parte para um mundo mais acessível. Nos preocupamos em ir longe: nós não simplesmente formaremos estes jovens em um curso de extração da bebida, eles irão passar por toda a dinâmica que envolve os cafés especiais, da produção dos grãos à torra, entendendo o business de cafeteria. É uma formação completa”, afirma Diego Gonzales, idealizador do “Fazedores de Café” e proprietário do Sofá Café.

As aulas do  “Fazedores de Café” começaram no final de Abril e para celebrar o bom andamento do curso, o Sofá Café lança o projeto cuja missão é formar jovens na ciência de trabalhar com a extração do café em um curso completo com toda a dinâmica que envolve os cafés especiais. A programação especial começa nesta terça, dia 6 de maio, na unidade de Pinheiros, em São Paulo, a partir das 19h, com apresentação do projeto, conduzida por Diego Gonzales e por Mariana Proença, editora da Revista Espresso.

O conteúdo do curso contempla a pesquisa sobre os métodos e produção e beneficiamento do café; os fatores que influenciam a bebida (grãos, torra, água); a ciência da extração nos diferentes métodos (espresso e coados); cupping; vaporização de leite; bebidas de café – possibilidade e harmonizações; business de cafeteria – entendendo o negócio; propriedades mecânicas das máquinas de espresso e moinhos; ética no ambiente de trabalho; vigilância sanitária, etc.

O período de formação é de dois meses, com aulas concentradas em três horas por dia. O curso inclui material didático, alimentação, vale transporte, camiseta e possibilidade de contratação nas redes de cafeterias parceiras. As vagas são limitadas a seis alunos por turma.

Os jovens deverão comprovar baixa renda, ter acima de 16 anos de idade e já ter cursado o 2°grau ou estar matriculados na escola. Os interessados devem solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail cursos@sofacafe.com.br.

O projeto conta com o apoio da Revista Espresso, Libermac, Isabelle Vovelli, Octávio Café, Adriano Kato, Bruno Reis Arquitetura, Flavors, Fazenda Baú, João Gabriel Chebante, Casa do Zezinho, SP Coffee Week, Vila Aroma, Mesa 3, Urbe, Atilla, Paula M. Castro, Fazenda Ninho da águia, Suplicy, Leite Xandô, FBPress, Aretha, SwissCoffe, Aline Vasques, Bruno Dornelles e Arte Café.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!