parklet2-ecod

Salvador ganha seu primeiro parklet

por EcoD

A prefeitura de Salvador inaugurou na sexta-feira, 11 de março, o primeiro parklet da cidade. Ele fica localizado na Rua Frederico Simões, em frente ao edifício Advance Trade. A estrutura montada assemelha-se a uma pequena praça com traços artísticos, composta por bancos, uma minibiblioteca Livres Livros, onde qualquer pessoa pode doar os livros ou apenas pegá-los para leitura, e um paraciclo, além de iluminação cênica em LED, paisagismo e grafite no entorno do mobiliário.

Segundo o secretário André Fraga, da Secretaria Cidade Sustentável (Secis), “a instalação desse tipo de mobiliário urbano em Salvador proporciona às pessoas um espaço de convívio simples, bonito e agradável dentro do cotidiano da cidade. Um lugar onde as pessoas podem, gratuitamente, no intervalo de almoço, entre uma reunião e outra, se sentarem e interagirem”, explica Fraga.

Outra vantagem desse tipo de mobiliário está no fato de que a sua montagem e desmontagem é fácil e rápida por possuírem componentes pré-fabricados, que apenas são levados e fixados no local. Além disso, não atrapalham o tráfego ou poluem o ambiente.

Extensão temporária da calçada, o parklet é uma área onde são construídas estruturas com o objetivo de criar um espaço de lazer e convivência onde, anteriormente, havia vagas de estacionamento de carros. Esse conceito teve origem em San Francisco, nos Estados Unidos, em 2005, tendo em vista a formação de ambientes mais amigáveis para pedestres e ciclistas. No Brasil, começaram a ser instalados os primeiros parklets há cerca de quatro anos, em São Paulo.

Ainda em 2016, outros dois parklets vão ser instalados na cidade. A Prefeitura estuda os locais que receberão as novas estruturas.

Matéria do site EcoDesenvolvimento

 

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!