Ujatoba_livro

Projeto Livro de Rua

por Universo Jatoba

A leitura é muito importante para a formação intelectual e cultural de um cidadão. O simples fato de ler um livro nos faz viajar por um mundo desconhecido, desenvolve a capacidade de reflexão e análise e também nos ajuda a melhorar a escrita. Mas o brasileiro lê pouco. A média de leitura do brasileiro é de apenas 4 livros por ano, sendo que somente 2,1 são lidos até o fim. Esses dados foram revelados pela 3ª edição da pesquisa Retratos da Leitura. Ainda segunda o levantamento, 75% da população nunca visitou uma biblioteca.

Para tentar mudar essa realidade, em 2008 surgiu o projeto “Livro de Rua” que é desenvolvido pelo Instituto Ciclos do Brasil. “O objetivo é democratizar a leitura, tornando a rua uma grande biblioteca pública, sem tetos e paredes”, ressalta Pedro Gerolimich, presidente do Instituto Ciclos do Brasil.

Uma das ações realizadas pelo projeto “Livro de Rua”‘ é a “Libertação de Livros”. “São grandes eventos nos quais distribuímos livros à população, que assume o compromisso de libertá-los novamente após a leitura”, explica Pedro Gerolimich. Cerca de 30 mil livros já foram libertados em diversas comunidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Duque de Caxias.

O projeto é mantido por voluntários e foi inspirado no movimento internacional “BookCrossing” que distribui gratuitamente livros de diversos gêneros pela cidade com o objetivo de serem encontrados, lidos e distribuídos para que sejam lidos por outras pessoas.

O Instituto Ciclos do Brasil também realiza o projeto “Bibliotecas da Liberdade”, que são espaços de leitura onde é possível retirar e deixar livros gratuitamente. São estantes disponibilizadas em locais públicos, como pizzarias, postos de saúde e lan-houses, em cidades como Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Magé e Belo Horizonte. No site, você encontra os endereços das bibliotecas. Clique aqui.

Quem tiver livros em casa que estão esquecidos na estante e quiser ajudar o projeto “Livro de Rua”, pode entrar em contato pelo e-mail ciclosdobrasil@ciclosdobrasil.org.br. “Vamos indicar o local mais próximo ou vamos retirar a doação. É importante dizer que só aceitamos livros não-didáticos e em bom estado”, diz Pedro.

Uma frase do poeta Mário Quintana diz o seguinte: “Os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.” Pense nisso!

Leia também

Projeto leva livros a hospitais

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!