Ujatoba_livros

Projeto leva livros a hospitais

por Universo Jatoba

Se a espera pela cura é longa, nada melhor do que torná-la proveitosa. O hábito da leitura preenche o tempo de internação no hospital e nos transporta para outros mundos, o que pode ser terapêutico. O projeto “Dose de Leitura” existe desde 2006 e quer incentivar o hábito de ler entre os pacientes. Estão abertas as inscrições para 15 hospitais em todo o país que se interessarem pela ideia.

A proposta é aprovada pelo Ministério da Cultura e tem o patrocínio da Konica Minolta. “Certamente uma leitura agradável ajudará na recuperação do paciente e tornará o seu tempo no hospital menos tedioso”, acredita Laé de Souza, autor do projeto.

O hospital receberá um carrinho expositor e 200 exemplares de livros diversos dirigidos ao público infantil, juvenil e adulto. A biblioteca ambulante disponibiliza os exemplares aos pacientes e visitantes.

A ideia já foi aplicada em vários hospitais do Estado de São Paulo, Bahia, Pernambuco e Mato Grosso do Sul e faz parte do Grupo Projetos de Leitura, que iniciou seu trabalho em 1998, e reúne várias iniciativas de incentivo à leitura aprovadas pelo Ministério da Cultura.

O grupo atua em todo o território nacional desenvolvendo projetos, sem fins lucrativos, com o objetivo de vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: desenvolver o hábito da leitura. Clique aqui e conheça.

Leia também

Ciência sem Fronteiras deve conceder 45 mil bolsas

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!