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Projeto leva horta para sala de aula e aumenta frequência dos alunos

por EcoD

Quando o professor norte-americano Stephen Ritz deixou, por acidente, um bulbo de flor de narciso atrás de um radiador em uma escola do Bronx, em Nova York, ele sequer imaginava o que iria acontecer. Semanas depois, nasceram diversas flores no local e os alunos ficaram curiosos e interessados. A partir daí, o educador decidiu inserir educação ambiental na prática, levando os alunos para cultivar plantas em terrenos improdutivos na região.

Por meio do projeto Green Bronx Machine, ele encontrou uma forma de ensinar práticas sustentáveis aos alunos: despertar o interesse sobre agricultura e cultivo de hortaliças e legumes orgânicos.

As aulas de ciências tornaram-se muito mais interessantes quando os alunos começaram a “colocar a mão na massa” e criar suas próprias “paredes comestíveis” – estrutura onde são produzidos legumes frescos e orgânicos.

Motivação
“As crianças realmente acreditam que são responsáveis pelo plantio. Isso fez a frequência escolar aumentar de 43% para 93%. Os alunos vêm para a escola para cuidar de suas plantas, eles querem vê-las tendo sucesso. Ao longo do caminho, as crianças têm sucesso também”, destaca Stephen.

Além de promover a consciência ambiental, o professor ensina aos alunos a importância de uma alimentação saudável, uma vez que a maioria dos alunos é formada por moradores do sul do Bronx e têm terríveis dietas baseadas em fast food e refrigerantes.

Veja abaixo vídeo e algumas fotos deste projeto inspirador:

Matéria do site EcoDesenvolvimento

 

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