Ujatoba_sebrae

Prêmio Sebrae de Jornalismo

por Universo Jatoba

Lá vou eu para o Cerrado, o centrão do Brasil, onde o calor beira os 40 graus e o ritmo de crescimento destoa do resto do país. Cheguei em Palmas para apresentar o Prêmio Sebrae de Jornalismo, um concurso para coroar as melhores matérias sobre as iniciativas de desenvolvimento das micro e pequenas empresas do Tocantins, com participação da brilhante Revista imprensa e com apoio da Fenaj e da Intercom.

Aproveitei para fazer uma palestra sobre Empreendedorismo e Sustentabilidade, os novos motores da minha carreira. A calorosa e atenciosa plateia, formada por 250 jornalistas e  donos de veículos de comunicação da região, se espantou quando eu disse que  ter um negócio próprio ocupa o terceiro lugar na lista dos maiores desejos dos brasileiros. Só perde para o sonho da casa própria e o de viajar pelo Brasil. O dado mais interessante é que o sonho de empreender superou em muito o desejo de ter uma carreira em uma empresa. 43,5% dos entrevistados querem ser empreendedores e 24,7% desejam ter uma carreira corporativa. Ou seja, brasileiro não gosta de chefe!

Mais surpresos ainda ficaram quando souberam que as brasileiras são as mais empreendedoras do planeta. Enquanto a média mundial de mulheres que abrem o próprio negócio é de 4%, no Brasil, este número é três vezes maior, chega a 12%!

E o dado mais surpreendente: a cidade que lidera o ranking nacional com maior número de empreendedores é Palmas, onde  o percentual chega a 84%. Parabéns à cidade mais empreendedora do Brasil!

E os meus aplausos  aos jornalistas premiados, que tive a honra de entrevistar no evento.

Na categoria TV:

Matéria: Crescimento da Silvicultura

Autores: Daianne Fernandes, Paula Bittencourt e Ari Junior

Na categoria Web:

Matéria: O ouro que vem das águas Tocantinenses (Psicultura)

Autora: Selêucia fontes

Na categoria Impresso

Matéria: Empreendedorismo – periferia é sinônimo de bons negócios

Autor: Luiz Henrique Machado

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!