Ujatoba_bandeira_brasil

As manifestações no Brasil

por Universo Jatoba

“Quando começaram as articulações no mundo virtual, eu disse: Não demora a virar presencial. Aí pode se preparar para o conflito, o confronto, a guerra.” Esta frase foi dita pela Senadora Marina Silva no Fórum Mundial de Meio Ambiente, do qual participei nos dias 21 e 22 de junho, em Foz do Iguaçu.

Marina foi ovacionada ao discorrer sobre as manifestações que tomaram conta do Brasil, fenômeno que ela anteviu, sob a descredito da maioria. Eu confesso que me surpreendi com a dimensão que a coisa tomou em pouco tempo. Para entender que a briga não era por meros 20 centavos de aumento da tarifa do transporte público, tivemos apenas 3 dias.

A cutucada fez o gigante acordar, como se tivesse sido nocauteado e estivesse em coma por anos. Quando se deu conta de tantos insultos, desaforos, abusos e maus-tratos, se ergueu num brado retumbante, expondo suas feridas e, inevitavelmente, o seu pus, na forma de alguns poucos vândalos desgovernados que em nada desqualificam o protesto legítimo.

Com ele, acorda toda uma nação cansada de se sujeitar. E neste coro de quem grita por justiça social, ecoa a voz de um novo sujeito político, que não é dirigido por sindicatos, partidos, nem por líderes carismáticos. Um novo sujeito político que não se pauta pela mass media, mas prefere o oceano de informações da pauta livre da internet; um novo sujeito político que não se escora num porto seguro, mas é a própria âncora para formar seu convencimento e tomar as decisões que julgar acertadas.

Este novo sujeito político toma posse da força de mobilização das redes sociais, capaz de derrubar ditaduras em terrenos muito mais perigosos, e sai às ruas para promover a Primavera Brasileira. A que quer tomar de volta o nosso país das mãos de políticos corruptos e incompetentes.

Resta saber como vamos alimentar o gigante recém-desperto, para mantê-lo em estado de alerta, consciente de que não dá mais ficar deitado em berço esplêndido, ao som do mar e à luz do céu profundo. Estou emocionada e orgulhosa do meu povo. E quero que você ouça a voz do seu coração para entender que um mundo sustentável tem que ser bom para todos.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!