Universo_Jatoba_musica_classica

Música clássica

por Putz da Vida

Quando eu tinha uns 12 ou 13 anos, meus pais  compraram um rádio-vitrola da marca Standard Electric, fabricado no Rio de Janeiro. Era um móvel de madeira lindo. Todo entalhado e relativamente grande, com um rádio potente que sintonizava, além das emissoras locais, as de outras cidades e até internacionais, em ondas curtas. Não existiam emissoras FM. Tinha também um toca-discos da marca Garrard (inglesa), que tocava os inéditos long-plays que rodavam a 33 rotações por minuto! Uma inovação tecnológica até então só disponível nos Estados Unidos! E com som de alta fidelidade!

Em casa, ficamos todos fascinados com a novidade. Na época, os discos eram de 78 rotações e tinham uma música de cada lado. Tínhamos um bom número deles. Minhas preferências musicais eram sambas, boleros, chorinhos e também  música americana das grandes bandas da época.

E agora? Não tínhamos nenhum disco long-play. Meu pai e eu fomos então ao centro da cidade a uma  loja chamada Casa Manon. Lá existiriam long-plays.  Realmente, havia uma pequena disponibilidade de long-plays, mas somente de algumas bandas americanas e  alguns de “música clássica”.

Meu pai me autorizou a comprar no máximo três discos – eram caríssimos!  Após muito tempo olhando as capas e lendo as contra-capas, decidi por comprar um disco de um pistonista americano e dois discos de música clássica. Até hoje, passadas várias décadas, me lembro da maravilhosa sensação ao escutar pela primeira vez  Scheherazade, de Rimsky Korsakov. Fiquei durante horas,  hipnotizado, escutando repetidamente essa suíte sinfônica. Nunca imaginei que a música pudesse ter tanto efeito sobre mim. Só depois de dois dias é que decidi ouvir o outro disco. Fiquei novamente perplexo e maravilhado! Tratava-se do concerto número 1 para piano e orquestra, de Tchaicovsky. Durante alguns dias, ao voltar da escola, punha os discos no Garrard e me emocionava até as lágrimas.

Anos se passaram e eu nunca mais perdi contato com a música clássica. Hoje é muito mais fácil com os iPhones, a internet, Youtube, etc. Experimentem. Garanto que boa parte de vocês vai se maravilhar como eu.

 

Putz da Vida é Engenheiro Civil e Eletricista, pós-graduado em Administração de Empresas com especialização nos EUA. Após um breve período na construção civil, trabalhou durante mais de 40 anos como executivo. Aposentado, faz consultorias eventuais e estuda música.

Putz da Vida escreve aos domingos aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!