5 - Caminhões

Estradas Sustentáveis

por Ivana Jatoba

Você já ouviu falar que as estradas são verdadeiras “assassinas” das florestas? Infelizmente existem diversos motivos para se acreditar nesta declaração. Rodovias mal planejadas e mal localizadas tendem a se expandir desenfreadamente, favorecendo o desmatamento ilegal, queimadas, atividades clandestinas de madeireiros, garimpeiros, caçadores e traficantes. Todos esses fatores geram graves problemas ambientais, sabemos. Mas, como construir estradas para fomentar o desenvolvimento econômico e social das comunidades do entorno sem que isso acarrete tantos danos ao meio ambiente?

Bem, em primeiro lugar, como toda construção sustentável que se preze, é preciso que haja um planejamento minucioso para a concepção do projeto e da execução da obra. E tal planejamento deve ser baseado na localização da rodovia, diz o professor William Laurence da James Cook University, Austrália, num artigo publicado pela Revista Nature, em 2013.

O estudo sugere que se uma rodovia está localizada num lugar errado, como no coração de uma floresta, por exemplo, onde haja uma rica biodiversidade, as chances de um desastre ambiental ocorrer são enormes, especialmente em linhas de fronteiras. Mas, em locais propícios para a agricultura e onde a floresta nativa já foi desmatada, as estradas seriam benéficas para o meio ambiente, para a economia e para os moradores rurais. Isso porque, nessas localizações, boas vias de acesso facilitam o escoamento de safras, fertilizantes e maquinários, aumentando a produtividade agrícola e os lucros, além de evitar que migrantes se instalem em áreas selvagens vulneráveis, preferindo as zonas agrícolas produtivas.

A necessidade de se pensar em construção de rodovias sustentáveis está alicerçada no fato de que estradas bem concebidas serão cruciais no futuro. Partindo do princípio de que no final deste século o planeta estará sendo habitado por cerca de 10 bilhões de pessoas, a demanda por alimento vai aumentar e a produção agrícola deverá estar sincronizada com a busca da população por comida e com a preservação ambiental. Por isso é importante que desde já se procure áreas, através de um plano de zoneamento global, para o desenvolvimento sustentável de novas estradas.

O único impasse para essa questão se encontra nas chamadas zonas de conflito, onde há alto potencial tanto para benefício econômico quanto para danos ecológicos. Nessas zonas, o ideal a se fazer é estimular o ecoturismo, a extração sustentável de recursos ou mesmo o pagamento por serviços de preservação do ecossistema.

Com isso, espera-se que o Brasil implante políticas voltadas para esta tendência já seguida por muitos países que há tempos atentaram para a otimização da produção de alimentos através de estradas sustentáveis.

Ivana Jatobá é Engenheira Civil graduada na Universidade Católica do Salvador, especializada em Gerenciamento da Construção Civil pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia e Mestre em Gerenciamento de Engenharia Ambiental pela University of Technology, Sydney, Austrália. Atua como consultora em implantação de sistema de qualidade ISO 9001 e Meio Ambiente ISO 14000 em canteiros de obras.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!