Ujatoba_entrevista

Entrevista para emprego

por Putz da Vida

Outro dia eu assisti na televisão a uma entrevista com uma moça  e o assunto era como se comportar em uma entrevista para emprego. Ela era especialista em Relações Humanas no trabalho e Coaching (uma ferramenta  usada para  desenvolvimento pessoal e profissional). Sua atividade profissional era treinar pessoas para aprenderem como se comportar  adequadamente durante entrevistas. O que imediatamente me chamou a atenção foi a maneira que a entrevistada estava vestida.

A saia um palmo acima do joelho. Era óbvio o seu desconforto tentando o tempo todo puxar a saia, no sentido de esconder as coxas. Então por que usa-la tão curta? E era esta moça que pretendia dar conselhos sobre comportamento em entrevistas? Coitados dos seus clientes! Será que ela não se deu conta que uma entrevista na televisão é a melhor maneira de vender-se profissionalmente? Outra coisa: o seu português era muito ruim. A pronúncia demonstrava baixo nível de escolaridade e recheada de verbos como “andanu”, “cumê” e outras barbaridades.

Fiquei pensando na grande quantidade de pessoas que, precisando procurar emprego, contratam essas pessoas que se dizem especialistas em comportamento e que não têm a menor qualificação para tanto. Acho ainda que o pior é que uma pessoa não qualificada pode instruir os clientes de maneira totalmente errada. Ninguém consegue fazer-se passar por uma pessoa que não é.

Por exemplo, se alguém pretende ser candidato a trabalhar em um Call Center, deve saber de antemão que uma boa dicção é condição eliminatória. Para ser caixa em uma loja ou supermercado são requeridas qualidades de rapidez e boas habilidades de tratamento com o público. Cada atividade requer habilidades específicas. Não perca o seu tempo procurando qualquer emprego. Todos temos melhor habilitação para alguma coisa. Não tente ser o que você não é.

 

Putz da Vida é Engenheiro Civil e Eletricista, pós-graduado em Administração de Empresas com especialização nos EUA. Após um breve período na construção civil, trabalhou durante mais de 40 anos como executivo. Aposentado, faz consultorias eventuais e estuda música.

Putz da Vida escreve aos domingos aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!