Ujatoba_projeto3

Empreendedorismo sustentável

por Universo Jatoba

Jovens são cheios de ideias. Estes são do Pará, na região Norte do Brasil, e vão levar todas elas mundo à fora. E o melhor: são sustentáveis! O trabalho que beneficia mulheres de comunidades ribeirinhas, desenvolvido por estudantes do Cesupa (Centro Universitário do Estado do Pará) é o vencedor do Campeonato Enactus Brasil 2013 e vai competir com os melhores projetos de empreendedorismo social do mundo.

Moradoras das comunidades ribeirinhas Bom Jardim e Tracuateua, em Barcarena, foram capacitadas e uma tecnologia de produção foi desenvolvida para aperfeiçoar um achocolatado feito por elas de forma caseira para atender aos mercados mais exigentes. Como resultado, mais de 70 pessoas foram beneficiadas com um produto orgânico, livre de lactose e focado em mercados dispostos a pagar valores maiores.

Outro importante resultado do projeto, liderado pela estudante Juliana Marques, foi o empoderamento das mulheres dessas comunidades, gerando um aumento de 2500% no preço de venda do produto, além do Prêmio Samuel Benchimol e Banco da Amazônia na categoria “Empreendedorismo Consciente”, contribuindo com R$ 30 mil.

Com apoio de empresas como Unilever, Walmart, Nufarm, Cargill e Cosan, a Enactus Brasil realizou no dia 4 de julho a final do Campeonato Nacional, que ofereceu aos estudantes a oportunidade de apresentar trabalhos a uma banca de mais de 60 líderes empresariais. Agora, eles se preparam para representar o Brasil na Enactus World Cup, competição que reúne os melhores projetos do mundo e que ocorrerá em Cancun, no México, entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro.

A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos que estimula projetos de empreendedorismo sustentável em universidades. A instituição está presente em 38 países, reúne 1600 universidades e mais de 60 mil estudantes ao redor do mundo.

Um projeto que pode ser aplaudido de pé!

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!