Ujatoba_Elis-Alves

Conheça o movimento Help-Portrait

por Universo Jatoba

Já pensou como a fotografia e a responsabilidade social podem caminhar juntas? O movimento Help-Portrait, criado em 2009 pelo norte-americano Jeremy Cowart, já reuniu mais de 10 mil fotógrafos e 12 mil voluntários, em mais de mil locais espalhadas por 46 países. A ideia é simples: valorizar e resgatar a dignidade da pessoa fotografada, entregando posteriormente o retrato a ela. Até hoje, em todo o mundo, o número de fotografias já passa de 100 mil.

Em setembro deste ano, o movimento social passou pelo Paraty em Foco, evento de fotografia, que ocorre na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro. Já em Curitiba, o projeto começou em 2012 e já realizou diversas ações, sendo que a mais nova delas é a abertura de uma exposição chamada “Na minha época…”, com 16 registros em preto e branco feitos por fotógrafos integrantes do movimento social Help-Portrait CWB (Curitiba).

A ação envolveu 20 voluntários do Help-Portrait, entre fotógrafos e responsáveis pela logística. Durante os finais de semana dos meses de julho e setembro deste ano, os integrantes do projeto visitaram – acompanhados de líderes comunitários da pastoral – as casas de 48 idosos residentes em Curitiba, Pinhais, Colombo, Campo Largo e Piraquara. Depois, retornaram para entregar os retratos revelados.

O objetivo da exposição é dar visibilidade à pessoa idosa, resgatando sua dignidade e autoestima, além de divulgar a efetividade do trabalho que a pastoral tem realizado no Brasil, com foco na qualidade de vida de pessoas de idade em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com uma das organizadoras do Help-Portrait em Curitiba, Michele Bravos, cada dupla fez três visitas às mesmas pessoas. “Essa ação foi diferente das outras que já fizemos, porque fomos até a casa das pessoas. Entramos em seus lares, tomamos café juntos na mesa da cozinha, dividimos o mesmo sofá em papos longos e fomos convidados a conhecer suas memórias e medos, suas certezas e planos para o futuro”, comenta.

As imagens ficam em exposição aberta ao público no hall da OAB-PR, até o dia 29 de novembro. De segunda a sexta, das 9h às 18h, na Rua Brasilino Moura, 253, Ahú.

Veja um vídeo que ilustra um pouco mais sobre o trabalho pelo mundo:

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!