bikes-corporativas-ecod

Condomínio empresarial disponibiliza sistema de compartilhamento de bicicletas

por EcoD

Um condomínio de escritórios da zona sul de São Paulo inaugurou em junho uma estação de compartilhamento de bicicletas, que está à disposição dos colaboradores das empresas que ocupam os prédios e podem utilizar as bikes por até duas horas ininterruptas, gratuitamente.

Segundo informou Carolina Rivas, do site Bike é Legal, o projeto pioneiro em prédios corporativos conta com quatro bicicletas elétricas e seis urbanas, totalizando dez unidades. A estação fica situada no subsolo do condomínio Rochaverá, que reúne cerca de nove mil pessoas diariamente, e já é reconhecido mundialmente como empreendimento imobiliário sustentável (conquistou a certificação Leed de construções ambientalmente corretas).

Os objetivos da iniciativa em disponibilizar as bicicletas são diminuir a circulação de veículos na região e aumentar a rapidez e eficiência dos deslocamentos durante o período de trabalho.

Opção de transporte
Com 185 pessoas cadastradas e 51 viagens realizadas depois um mês da inauguração, já é possível considerar que oferecer as bicicletas como opção de transporte está facilitando o dia a dia das pessoas que trabalham no condomínio.

A colaboradora de um dos escritórios locatários, Alessandra do Nascimento, que já tinha o costume de ir a academia na região durante seu horário de almoço, agora utiliza as bicicletas para realizar o trajeto de ida e volta e, segundo ela, além de já chegar a academia com o corpo aquecido devido as pedaladas, tem economizado metade do tempo que levava para fazer este mesmo trajeto a pé, “consigo ficar mais tempo malhando”, diz ela.

Tempo e economia
“Acreditamos que este projeto representa um divisor de águas na mobilidade por bicicleta, pois marca o envolvimento da administração de um edifício comercial pelo uso deste tipo de modal pelos colaboradores”, afirma Pedro Monteiro, sócio da Compartibike, empresa que opera o sistema.

O condomínio corporativo também possui um bicicletário e vestiários unissex. O local funciona 24 horas, possui 160 vagas e, atualmente, há 447 pessoas cadastradas para utilização. Os vestiários estão equipados para oferecerem aos ciclistas praticidade e conforto como armários com trancas e chuveiros.

O colaborador de uma das empresas do condomínio, Otávio Araújo, já utilizava o bicicletário diariamente para estacionar sua bike que usa no trajeto de casa para o trabalho. Antes das bicicletas compartilhadas, ele almoçava todos os em dias em algum dos restaurantes da região, agora ele utiliza a bicicleta elétrica para ir almoçar em casa, “ganhei mais tempo de almoço e ainda economizo meu vale-refeição”, diz Otávio.

Ações como esta, que oferecem infraestrutura para os ciclistas utilizarem ou guardarem suas bicicletas, estimulam cada vez mais pessoas a usarem a bicicleta como meio de transporte ao trabalho. Nesse sentido, mais investimentos do poder público em ciclovias, segurança pública e campanhas educativas também são fundamentais.

 

Matéria do site EcoDesenvolvimento

 

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!