Ujatoba_livro_didatico

Como doar livros didáticos?

por Universo Jatoba

Os livros didáticos são ferramentas importantes durante o período de estudo, mas, quando a fase passa, o destino deles, muitas vezes, é o lixo, muitos até colocam fogo e descartam de qualquer jeito. Hoje o Universo Jatobá vai responder à mensagem da leitora Maria Aparecida Silveira. Ela mora em São Paulo e quer saber para onde pode encaminhar os livros didáticos.

Os livros da rede pública são distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que reutiliza muitos deles por um período de 3 anos, que é o tempo de vida útil. Para isso, o Ministério da Educação pede que os alunos devolvam os livros no final do ano letivo. Se os livros com essas características têm o selo do PNLD, a sugestão da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo é encaminhá-los a alguma escola pública de ensino médio ou fundamental.

A maioria dos sebos e bibliotecas dispensa a doação destes livros justamente pelo seu prazo da validade. Uma boa opção é doar para a reutilização na própria escola. Bibliotecas comunitárias e cursinhos pré-vestibulares para estudantes de baixa renda também podem aceitar os livros. Para isso, eles precisam atender ao prazo máximo de 3 anos.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) tem uma campanha nacional para receber doação de livros. Clique aqui, consulte o telefone do seu estado e informe-se antes de doar.

Moradores de Curitiba, no Paraná, podem entregar os livros nas Casas da Leitura da Fundação Cultural de Curitiba e na sede da Coordenação de Literatura da FCC no Palacete Wolf, que fica na Praça Garibaldi, 7. Clique aqui e saiba mais.

Reciclagem

A reciclagem de muitos deles é mais complicada. Isso porque as folhas têm pigmentos coloridos e cola. Mas o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) fez alguns testes com o objetivo de ampliar o índice de reciclagem do papel no Brasil.

Os testes demonstraram que os papéis podem ser reaproveitados por dois métodos: o primeiro é o cozimento com solução alcalina e destintamento, que gera um papel parecido com os usados nos livros. O segundo é o da desagregação e, neste caso, o papel acaba com um aspecto bem sujo e pode ser utilizado para produtos como chapas de papelão ondulado e cartões multicamada, que não exigem boa aparência.

Você tem livros para doar, mas eles não são didáticos. Clique aqui e consulte a lista de locais para doação do Instituto Pró-Livro.

Não queime, não jogue no lixo. Um país carente de educação de qualidade merece essa atitude de responsabilidade que ajuda, inclusive, o meio ambiente.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!