Ujatoba_agasalho

Campanhas do Agasalho de 2013

por Universo Jatoba

Inverno e solidariedade. Estas duas palavras juntas fazem o sucesso das Campanhas do Agasalho de 2013, realizadas tanto por entidades públicas como privadas, em todo o Brasil. Hoje o Universo Jatobá traz o resultado de algumas delas e mostra que o espírito solidário faz parte da vida de muitos brasileiros.

Neste ano, o Instituto Grupo Pão de Açúcar, por exemplo, registrou um aumento de mais de 100% no volume de unidades arrecadadas, com relação ao ano passado. Só em 2013, foram 489.450 peças doadas por clientes e colaboradores, entre os meses de maio e junho, em 594 pontos de coleta. As roupas e agasalhos foram entregues para mais de 380 instituições presentes  em cidades onde o Grupo mantém lojas. Somente em duas campanhas de arrecadação em 2013, o Instituto contabilizou um volume de mais de 1 milhão de peças arrecadadas, entre livros e itens de vestuário.

Já tradicional campanha do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo também encerrou a arrecadação deste ano. Com o slogan “Roupa boa, a gente doa”, o número de doações de calçados, cobertores e peças de roupas, saltou de 118.465 para 169.852 entre 2012 e 2013. O número é o mais alto desde 2004 e as peças serão doadas para todos os municípios do Estado e entidades assistenciais da capital, além de hospitais e albergues. Apesar do término da campanha, ainda é possível doar. Basta acessar o site da Campanha do Agasalho e digitar o CEP para localizar o posto de coleta mais próximo.

Com recorde de arrecadações, encerrou também, na segunda quinzena de junho, em Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, a campanha promovida pela Cooperativa Piá. Foram arrecadadas, aproximadamente, 5 mil peças, entre cobertores, roupas e calçados, que foram destinadas às comunidades carentes dos municípios de atuação da Cooperativa. Realizada há três anos, a iniciativa é organizada pelo projeto “Amigos do Coração”, formado por funcionários voluntários que desenvolvem ações sociais nas comunidades onde a Piá atua.

A maior processadora de cartões do Brasil e América Latina, Fidelity, arrecadou mais de 1.700 peças, que foram doadas no início de junho para diversas instituições filantrópicas em cidades e municípios vizinhos onde a Fidelity possui unidades. A Campanha deste ano, com o tema “Calor que contagia“, teve duração de 45 dias. As instituições beneficiadas foram: Ieppc-Instituto Social Parque dos Camargos, em Barueri, a Casa da Criança, em Limeira, o Solar dos menores de Itu e Albergue Noturno de Itu e a Casa de Nazaré – Abrigo de crianças e Comunidade Novo Horizonte, em Jundiaí, todas no Estado de São Paulo.

E tem mais: a operadora do maior terminal de contêineres do país, Santos Brasil, com unidades em São Paulo, Santa Catarina e Pará, também fez a sua parte. Foram arrecadadas cerca de 8 mil peças, entre roupas, agasalhos e cobertores, que foram doadas a comunidades carentes. No Estado de São Paulo, as doações foram entregues aos Fundos Sociais de Santos, Guarujá, São Bernardo e São Paulo. Em Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA) as doações foram para famílias cadastradas. O terminal de contêineres de Vila do Conde, localizado em Barcarena, no Pará, região de forte calor, teve uma campanha diferenciada, que visou arrecadação de roupas comuns, sem preocupação de serem apropriadas a mudanças de temperatura.

Se você ainda não fez aquele “limpa” do ano no armário, quem sabe esta não é a hora?

Seja solidário!

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!