Ujatoba_saneamento2

Campanha quer melhorar saneamento de crianças do semiárido

por Universo Jatoba

As condições sanitárias das crianças e adolescentes no semiárido brasileiro são precárias. Mais de 450 mil estudam em escolas sem acesso à água nem saneamento adequado. São 2.204 escolas sem banheiro e 42 mil com banheiros inadequados, sem a mínima estrutura que garanta higiene e saúde. No último dia 9 de outubro, Vim, a marca de cloro em gel da Unilever, e o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) lançaram uma campanha social com o objetivo de mudar este cenário. Para a primeira fase, a Unilever destinará R$ 500 mil para melhorar o saneamento em muitas regiões  do país. “Em parceria com o Unicef, percebemos que uma das regiões em que o problema é mais crítico é no Semiárido, onde indicadores de educação e saneamento básico estão totalmente ligados. Isso tem comprometido sua saúde, seu desenvolvimento e sua aprendizagem”, explica Fernando Fernandez, presidente da Unilever Brasil.

A verba para a construção de banheiros nas escolas é destinada ao Unicef. Para serem beneficiadas, as cidades precisam estar inscritas e aprovadas pelo Selo Unicef , que possibilita melhorias consideráveis de diversos indicadores de direitos humanos, inclusive o de saneamento. Para se ter ideia, a queda da mortalidade infantil entre os municípios participantes do Selo foi 58% maior do que nos demais municípios brasileiros, entre 2007 e 2010. Neste período, o índice de abandono escolar caiu 41,2%. Clique aqui e saiba mais. (PDF-SELO) “Quando uma criança tem acesso a água de qualidade e saneamento adequado em sua escola, criamos condições para que outros direitos fundamentais sejam assegurados. Ela será uma criança com mais saúde, dignidade e melhores condições de aprender. O impacto não se dá apenas sobre ela, mas também sobre a família e a comunidade onde vive”, afirma Gary Stahl, Representante do Unicef no Brasil.

Como parte da parceria, os consumidores poderão participar da maior ação social digital já feita no Brasil. As doações poderão ser realizadas por meio do canal Vim para Unicef. Clique aqui e acesse o canal.

No canal, os usuários conhecerão histórias reais de crianças que vivem na região e poderão também compartilhar a campanha. Os Embaixadores do Unicef Renato Aragão e Daniela Mercury terão vídeos exclusivos no canal, apresentando aos internautas a importância da iniciativa.

O canal também conterá um mapa da situação nos municípios do Semiárido.

A atuação do Unicef nesta área está integrada ao Protocolo de Intenções que o Fundo tem com os ministérios da Integração Nacional e de Desenvolvimento Social, para garantir que toda escola pública na região do Semiárido tenha água de qualidade e instalações sanitárias adequadas. “Sabemos da grande importância de se trabalhar com todos os níveis de governos, federal, estadual e municipal, com empresas, a sociedade civil e com cada cidadão para conseguir melhorar a vida de nossas crianças que vivem no Semiárido”, afirma Gary Stahl.

Veja o vídeo

Desde o seu lançamento, em 2012, o Selo já ajudou cerca de 600 mil pessoas, em países como Gambia, Gana, Nicarágua, Nigéria, Paquistão, Filipinas, Sudão e Vietnã.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!