Ujatobamatt-damon-water

Água potável para todos é tema de campanha com ator americano

por Universo Jatoba

“Não vou mais ao banheiro”. Declaração no mínimo estranha para qualquer ser humano normal. Quem disse? O ator americano e ativista ambiental Matt Damon fez essa declaração bombástica para uma plateia de jornalistas em vídeo de campanha bem humorada da Water.org, em fevereiro. O trabalho da ONG angaria fundos para dar acesso à água e instalações sanitárias adequadas para comunidades carentes de todo o mundo.

Dados da Water.org estimam que cerca de 780 milhões de pessoas não acessam água tratada no mundo e mais de 2,5 milhões não contam com condições mínimas de saneamento básico. Outro dado que impressiona mostra que uma criança morre de doenças relacionadas com a água a cada 20 segundos pelo planeta.

Segundo o ator, o vídeo faz parte de um protesto contra a desigualdade quando se trata desse bem precioso, que é a água. “Enquanto esse problema não for resolvido, a partir de hoje não vou mais ao banheiro”, brinca ele. Atitudes como essa querem mostrar a urgência do assunto. Afinal, todo mundo merece ter água boa para beber e para os cuidados diários de higiene pessoal. Você consegue se imaginar sem?


Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!