Ptolomeu-Elrington2

Sucata de metal e a criatividade

por Universo Jatoba

Já mostramos aqui alguns exemplos de artistas que enxergam de maneira diferente o que a grande maioria considera lixo. Muitos artistas do Brasil e do mundo escolhem materiais bem particulares para suas obras. Esses, de hoje, optaram pela sucata de metal e pedaços de veículos velhos. Uma transformação que faz bem ao meio ambiente, já que apenas 1,5% da frota brasileira, por exemplo, que sai de circulação vai para a reciclagem.

Aqui no Brasil, um grande exemplo é o do artista Sérgio Canale, que é autodidata, e começou os trabalhos com ferro e sucatas de metal no ano de 1999. Desde então, já tem mais de 5 mil obras de diversos tamanhos e temas espalhadas por cidades do Brasil e do exterior. Clique aqui e conheça.

Com a ideia de fazer as pessoas repensarem antes de descartar qualquer objeto, há mais de 10 anos, Ptolomeu Elrington, um artista de Brighton, na Inglaterra, usa calotas velhas que encontra, geralmente, na estrada e em acostamentos para fazer esculturas de peixes, aves e outros animais. O artista aproveita todas, mesmo que estejam riscadas ou arranhadas. Quer ver os detalhes das obras? Clique aqui. 

Outro exemplo é o do australiano James Corbett. Ele é escultor e também enxerga os carros e peças de ferro velho como matéria-prima para suas lindas obras, que começaram a ser produzidas no início de 1999. Ele descobriu o dom para a arte justamente trabalhando com reciclagem de automóveis em Brisbane, a terceira maior cidade da Austrália.

Um trabalho incrível. Clique aqui e veja mais.

Para reciclar, basta ser criativo. Que eles inspirem mais artistas por aí!

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!