universo-jatoba-reciclagem2

Saiba o que fazer com o seu lixo doméstico

por Universo Jatoba

Na última década, a produção de lixo cresceu cerca de 21%, chegando a 61 milhões de toneladas por ano. E, infelizmente, a maior parte desse lixo não vai para o local certo.

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, em 2012, foram descartados mais de 24 milhões de toneladas de resíduos em locais inadequados. Tal valor poderia encher cerca de 168 estádios do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Entre 2003 e 2013, a quantidade de lixo por pessoa saltou de 955g por dia para 1,223kg.

Por todos esses números, que é tão importante que cada um tenha a consciência do destino do próprio lixo e tente mudar esse cenário, fazendo a sua parte.

Vale começar pela conhecida “Regra dos Três Erres”, bandeira levantada pelos ambientalistas que envolve a redução de padrões sociais de consumo, a reutilização de materiais e a reciclagem.

Procure saber se o seu bairro ou condomínio conta com a coleta seletiva e, em caso contrário, procure as cooperativas de catadores e os Postos de Entrega Voluntária (PEVs).

Existem, ainda, algumas redes de supermercado, como é o caso do Grupo Pão de Açúcar e a rede Extra, que possuem pontos de coleta em todo o país.

Vale se informar e evitar que o seu lixo não tenha uma reutilização. É importante, também, levar em conta que muitas embalagens de vidro e latas servem para diversas outras coisas em casa, e não precisam nem mesmo ir para o lixo.

universo-jatoba-reciclagem1

Confira quais produtos podem ser direcionados para a coleta seletiva:

Papel: papeis, papelão, caixas, jornais, revistas, livros, listas telefônicas, cadernos, embalagens longa vida, cartolina e papeis utilizados na escola, e todos os tipos de papeis que não sejam guardanapos, papel higiênico, etc.

Plásticos: sacos, CDs, embalagens de produtos de limpeza, garrafas PET, canos e tubos, copos e outros descartáveis. Mas lembre-se de lavar tudo antes de mandar para a reciclagem.

Vidros: garrafas de bebida, frascos em geral, potes de alimentos e copos.

Metais: latas de produtos alimentícios, latas de alumínio, tampas de garrafa, embalagens metálicas de congelados.

Veja também, o tempo de decomposição de diversos produtos:

Vidro: Indeterminado
Pneus: 600 anos
Fraldas descartáveis: 450 anos
Tampas de garrafa: 150 anos
Embalagens longa vida: até 100 anos
Copos plásticos: 50 anos
Nylon: 30 anos
Lara de aço: 10 anos
Bituca de cigarro: 20 meses
Papel: 3 a 6 meses
Pano: 6 meses a um ano

 

Fotos: Thinkstock

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!