Ujatoba_celular

Recicle a bateria do celular que você não usa mais!

por Universo Jatoba

O celular virou uma mania e aqui no Brasil a maioria da população tem mais de um aparelho. As inovações tecnológicas na área de telefonia não param e com isso o brasileiro troca de celular, em média, a cada dois anos. Mas o que fazer com aquele celular que você aposentou?

As baterias dos celulares são compostas por metais pesados e tóxicos, como cádmio, níquel, chumbo e mercúrio. Eles são nocivos à saúde do ser humano e também ao meio ambiente O problema é que a maioria dessas baterias é descartada no lixo comum. Quando esses metais pesados são absorvidos, são difíceis de serem eliminados pelo organismo, podendo causar alergias na pele e respiratórias, náuseas, vômitos, diarreia, distúrbio do sono e até alguns tipos de câncer.

Segundo estudo da CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento), o Brasil joga no lixo todos os anos cerca de 42 toneladas de baterias de celular usadas. Você sabia que o celular é praticamente todo reciclável? Para cada 1 kg de celular, pode-se reaproveitar 650g de metal e 250g de plástico. O cádmio pode ser recuperado e aproveitado na confecção de novas baterias. Já o níquel é reutilizado na produção de aço inoxidável. Porém, o Brasil recicla apenas 2% dos celulares, um índice muito baixo.

Felizmente já é possível encontrar pessoas que levam a bateria do seu celular para a reciclagem. Esse é o caso da jornalista Mauren Miranda, que mora em São José dos Campos, no interior de São Paulo. Ela contou que, de uma vez só, levou quatro baterias de celular para reciclar. Na casa dela a reciclagem é levada a sério e toda a família participa. Mauren tem um irmão de oito anos chamado Felipe, que aos quatro anos começou a aprender a importância de reciclar. “Quando fomos levar os quatro celulares para jogar fora de maneira adequada, o próprio Felipe pediu para jogar tudo na caixa. Ele ficou muito feliz, saiu cantarolando e contando pra todo mundo que tinha reciclado o celular dele”, relembra Mauren.

Você pode se inspirar no exemplo da Mauren e também levar a bateria daquele celular que você não usa mais para reciclagem. Tenho certeza que você deve ter algum aparelho antigo guardado na gaveta ou no armário. Uma opção para descartar essas baterias é a própria loja da operadora do seu celular. As operadoras já contam com programas de reciclagem próprios. “Na própria loja da Vivo eles aceitam baterias quebradas ou velhas e celulares que as pessoas não têm mais interesse. Aceitam também qualquer complemento de celular, como cabo USB e fone de ouvido”, diz Mauren.

A rede de supermercados Pão de Açúcar também recolhe baterias e pilhas usadas. Uma ótima dica para você saber onde levar a bateria do seu celular é acessar o site www.ecycle.com.br. Nessa página é possível encontrar o posto de coleta mais próximo da sua casa através do seu endereço ou CEP.

Faça a sua parte, leve a bateria do celular que você não usa mais até um posto de coleta. Essa pode ser a sua contribuição para termos um planeta mais sustentável. Pense nisso!

Leia também

Aplicativos incentivam a reciclagem

Campanha incentiva a reciclagem de lixo eletrônico

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!