universo-jatoba-cimento

Reciclagem de saco de cimento e de cal

por Ivana Jatoba

Atenção construtores: não considerem mais o saco que acondiciona o cimento e o cal como um entulho a ser descartado da sua obra. Estudos realizados por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) constataram que a reutilização da fibra de celulose, extraída do papel tipo kraft, matéria prima desses sacos, quando adicionada na preparação de argamassa de assentamento de alvenaria, confere benefícios ambientais e econômicos na construção.

Para quem não conhece a quantidade de sacos de cimento e cal descartada diariamente de um canteiro de obras, talvez não entenda o quão importante e inovadora é esta descoberta. Mas, para quem vê centenas de toneladas de entulho sendo depositadas em aterros ou mesmo em locais inadequados, sabe que é urgente a prática de atitudes que visem diminuir o volume desses resíduos, ainda mais quando é sabido que apenas cerca de 10% dos sacos de cimento e cal são reciclados. É preciso muito mais!

E quais são as vantagens conferidas à argamassa aditivada com as fibras da celulose provenientes dos sacos? Uma redução de 27% no custo dos materiais em relação à argamassa comum. Isto porque a introdução da fibra na mistura aumenta o volume do material produzido, sem implicar no aumento do consumo de aglomerante (cimento) ou agregado (areia).

Além disso, também foi constatado o ganho de aderência em 17% superior ao que a argamassa convencional proporciona. Os visionários pesquisadores continuam empenhados em avaliar a durabilidade da fibra na matriz cimentícia para, em um próximo passo, implantar tais ideias nos canteiros de obras.

Felizmente a quantidade de iniciativas assim vem aumentando com o tempo, pois é visível a necessidade de soluções viáveis e ambientalmente corretas de uso e descarte dos resíduos sólidos da construção civil. É a sustentabilidade presente transformando “vilões” de larga escala nas obras em aliados da construção.

Ivana Jatobá é Engenheira Civil graduada na Universidade Católica do Salvador, especializada em Gerenciamento da Construção Civil pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia e Mestre em Gerenciamento de Engenharia Ambiental pela University of Technology, Sydney, Austrália. Atua como consultora em implantação de sistema de qualidade ISO 9001 e Meio Ambiente ISO 14000 em canteiros de obras.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!