Ujatoba_garrafa_PET

Reciclagem de PET no Brasil

por Universo Jatoba

Muito se fala de reciclagem, reaproveitamento e reutilização de garrafas PET no país. A Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet) já mostra forte crescimento da atividade durante o ano de 2012, segundo números preliminares da 9ª edição do Censo da Reciclagem do PET no Brasil.

A expectativa é de que o índice de reciclagem supere os 57,1% alcançado na edição anterior do Censo, quando o país deu destinação correta a 294 mil toneladas de embalagens de PET pós-consumo.

O relatório final vai ser apresentado durante a PETtalk 2013 – II Conferência Internacional da Indústria do PET, entre os dias 26 e 27 de junho, em São Paulo.

O estudo está sendo conduzido junto a aproximadamente 400 empresas recicladoras, que atuam em todo o território nacional.

Para contribuir com a ampliação e a sustentabilidade dos números, o evento também trará uma série de apresentações com soluções e tecnologias que ampliam a produtividade e os resultados das empresas, o que inclui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Esta lei pretende resolver o problema da coleta seletiva e do sistema de logística reversa para as embalagens pós-consumo. Segundo, Auri Marçon, presidente da Abipet, as empresas, de um modo geral, ainda não conhecem as implicações da medida.

A edição anterior reuniu cerca de 300 participantes de 21 países, números que consagram o evento como o maior e mais importante do setor na América do Sul.

As empresas interessadas podem consultar a programação e se inscrever pelo site www.pettalk.org.br.

Leia também

Aplicativos incentivam a reciclagem

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!