Ujatoba_cartoes3

Programa recicla cartões de PVC em 4 cidades

por Universo Jatoba

Cartões de crédito, de débito, de fidelidade de lojas, de seguro-saúde e até o telefônico danificam ou perdem a validade, certo? E aí, você quebra e joga no lixo comum? Bom, se a resposta é “sim”, que tal optar pela reciclagem? Cidades como São Paulo, Santos , Recife e Maceió já podem contar com o Programa RC, que recicla esses cartões há pouco mais de dois anos.

A proposta é inédita e nasceu com o objetivo de dar um descarte seguro e correto aos cartões de PVC pós-uso. Com os resíduos recolhidos dos coletores é possível transformá-los em novos cartões e também em brindes e objetos úteis, como capas de agendas, cadernos e bloquinhos, porta-copos, porta-guardanapos, porta-retratos, marcadores de páginas, pulseiras e até pisos. “O Papa Cartão® corta os cartões em pontos estratégicos, inutilizando inclusive tarjas magnéticas e chips. Mesmo assim, é importante que o usuário avise o emissor do cartão que não o quer mais e irá destruí-lo”, alerta o criador do programa, o empresário Renato Soares de Paula.

Em Recife, no Shopping RioMar, por exemplo, já foram recolhidos até o momento mais de dois mil cartões. Com este material será possível produzir 371 bloquinhos, ou 556 marcadores de páginas, ou ainda, 371 porta-guardanapos. Na região, o Programa tem parceria com a Ecopere, consultoria ambiental. Segundo Fabiana Nunes, sócia-diretora da empresa, neste primeiro momento, o material coletado será triturado, aumentando significativamente a segurança e enviado para a R. S. de Paula para ser reciclado. “Porém, a meta é instalar, no futuro, uma fábrica de reciclagem aqui no estado de Pernambuco”, diz.

Em parceira com o programa educacional Escola Total, da Prefeitura de Santos, a reciclagem de cartões vem circulando de forma itinerante por 18 instituições de ensino. Até fevereiro de 2014, o objetivo será apresentar o Papa Cartão® a cinco mil crianças que fazem parte do programa. Até agora, foram recolhidos mais de 1.700 cartões em 10 instituições.

Em São Paulo, o coletor pode ser encontrado nas estações Sé, Conceição, Paraíso e Consolação do metrô, no Continental Shopping, no conjunto Nacional e na sede da escola São Francisco de Assis no bairro do Tatuapé. Já em Maceió, o coletor funciona como um projeto piloto dentro da sede do Sebrae. Após participar da feira do empreendedor, em setembro deste ano, o Papa Cartão foi recolhido pela instituição que fez de sua sede um Ecoponto. “Estamos trabalhando para ampliar o acesso aos Papa Cartões®, chegaremos em breve ao Rio de Janeiro, Brasília e em outras cidades”, afirma Renato.

Para mais informações, clique aqui. 

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!