Ujatoba_projeto5

Estação de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever

por Universo Jatoba

Faça chuva ou sol, uma vez por semana eu passo lá. Levo os sacos de recicláveis e entrego a um dos três trabalhadores do posto de coleta. Aproveito para fazer compras de supermercado, pegar roupas na lavanderia e tirar dinheiro no caixa eletrônico da loja. Nesta vida corrida de mãe, mulher, esposa e profissional, é só se organizar com disciplina que a gente consegue cuidar da família, de si, e fazer um pouco pela preservação do meio ambiente. Hoje quero destacar o trabalho de duas gigantes, o Grupo Pão de Açúcar e a Unilever. Juntas, criaram o Programa Estação de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever.

As Estações de Reciclagem funcionam como Postos de Entrega Voluntária e ficam nos estacionamentos das lojas do Pão de Açúcar recebendo papel, vidro, plástico, metal, óleo de cozinha usado e algumas unidades recebem embalagens aerossóis. “Uma mudança de atitude simples, como descartar corretamente os resíduos, promove benefícios significativos para o meio ambiente e para a sociedade”, comenta José Roberto Tambasco, presidente de varejo alimentar do Grupo Pão de Açúcar.

A iniciativa, que começou em apenas 12 lojas, 12 anos atrás, hoje já abrange 123 unidades em todo o Brasil. Por ano, mais de 6,9 mil pessoas são beneficiadas direta e indiretamente.  “A Unilever tem um compromisso claro de reduzir impacto ambiental ao mesmo tempo em que promove o crescimento da companhia e colabora para mudanças positivas na sociedade. Este programa vai ao encontro de todos estes objetivos, ao promover a reciclagem por meio da colaboração entre indústria, clientes, comunidade e consumidores, beneficiando a todos”, afirma Julio Campos, vice-presidente de vendas da Unilever.

Os materiais  reciclados  são  doados para  36 cooperativas de reciclagem  parceiras do Programa. Em 2007, as Estações começaram a arrecadar óleo de cozinha e já coletaram mais de 1,2 milhão de litros do produto usado, sendo que grande parte é encaminhada para a produção de biocombustível. “O grande benefício da iniciativa é, sem dúvida, podermos inserir o tema sustentabilidade no dia a dia das pessoas, fazendo da coleta seletiva uma atitude natural”, finaliza Tambasco.

O programa já arrecadou mais de 67 mil toneladas de materiais recicláveis e se consolida como o primeiro programa de parceria entre varejo e indústria no cenário nacional de reciclagem.

Que tenha vida longa!

Veja o vídeo

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!