
Papel alumínio pode ser reciclado?
O papel alumínio, aquele velho conhecido, pode ser reciclado. Embora leve o nome de papel, ele é da família do alumínio, o mesmo usado na produção de latinhas. Quem quer saber mais sobre o assunto é a leitora Sisue de Oliveira Amaral e o Universo Jatobá traz mais informações.
Através da reciclagem desse material é possível economizar energia, o que ajuda a preservar o meio ambiente. Mas, antes de descartar, que tal pensar em reutilização? Ao invés de jogar fora, pense em alternativas de artesanato, por exemplo. Não há limite para a criatividade.
Ao usar a sucata de papel alumínio, assim como a das latinhas, o gasto com energia é bem menor do que a extração dos minérios naturais para a produção de um novo produto. Para se ter uma ideia, para reciclar 1 tonelada de alumínio, é preciso apenas 5% da energia usada na produção do material primário.
Além disso, gera menos poluição e o impacto ambiental é menor. Cinco quilos de bauxita, o minério de alumínio, são poupados a cada quilo do material reciclado. A extração dele é uma das causas da chuva ácida. Os ácidos podem diminuir o pH do solo e contaminar as fontes de água. O benefício também é econômico. Se custa menos para reciclar, não há motivo para produzir tudo novo, certo?
Quer saber onde descartar corretamente? Clique aqui e consulte o posto mais próximo.
Deixar um comentário