Ujatoba_jeans

Fibra de “madeira” reduz consumo de água em confecção de jeans

por EcoD

Um jeans desenvolvido pela Universidade Heriot-Watt, na Escócia, pode ser a chave para a redução das emissões de carbono na indústria de jeans ao redor do mundo. Isso porque o tecido utiliza uma fibra feita a partir de madeira sustentável em vez de algodão na sua fabricação.

Matéria do site EcoDesenvolvimento

A pesquisadora PhD da Escola de Têxteis e Design, Ellams Dawn, responsável pela pesquisa, explicou que o método tradicional para confeccionar um par de jeans de algodão requer cerca de 40 litros de água e utiliza uma série de produtos químicos nocivos a saúde. Já a sua técnica usa apenas um quinto da água, energia e produtos químicos.

Para confeccionar o jeans, ela utiliza o eucalipto, comercializado com o nome de “Tencel”. A vantagem é que essa árvore cresce rapidamente, sem a necessidade de pesticidas, irrigação artificial ou manipulação de genes. O rendimento da fibra com Tencel é também 10 vezes maior do que com o algodão convencional.

Atualmente, tecidos feitos a partir de madeira são caros para produzir e Ellams espera aprimorar sua técnica para torná-lo uma opção mais viável para os fabricantes. Mesmo assim, ela tem o objetivo de criar uma coleção inteira utilizando a fibra de eucalipto.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!