Ujatoba_canetas

Faxina nos Armários recicla material escolar

por Universo Jatoba

Ter criança em casa significa ter muito material escolar sobrando. Mas, e aí? O que fazer com os milhares de lápis, canetas, borrachas, lapiseiras e marcadores, entre outros? Hoje, o Universo Jatobá conta mais sobre a “Faxina nos Armários”, uma alternativa sustentável para a destinação dos resíduos de instrumentos de escrita.

Alunos e professores devem juntar os materiais de escrita quebrados ou que não estejam funcionando e levá-los para as suas escolas, que devem estar cadastradas. Podem ser enviados lápis, lápis de cor, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, destaca texto, marcadores permanentes e marcadores para quadro branco, de qualquer marca. O envio é feito sem custo pelos Correios.

A segunda edição da “Faxina nos Armários” irá premiar os dez times que mais coletarem até o dia 30 de abril. Entre os diversos prêmios, estão 55 mil pontos bônus que podem ser revertidos em doações (cada ponto equivale a R$ 0,01) para uma escola ou fundação sem fins lucrativos.

No ano passado, a ação promoveu a reciclagem de 36 mil instrumentos de escrita. O vencedor foi o Colégio Cenecista Pedro Antônio Fayal, de Itajaí (SC), que coletou aproximadamente 6 mil unidades e foi premiado com materiais escolares.

Além de serem gratuitas, as brigadas são uma excelente oportunidade para arrecadar fundos para as escolas, incentivar a coleta de resíduos e mais: levam a educação ambiental na sala de aula de maneira prática e divertida.

Para participar, basta algum responsável pela escola fazer o cadastro na Brigada de Instrumentos de Escrita Faber-Castell, no site da TerraCycle. Clique aqui. 

Lembrando que qualquer pessoa pode montar um time de coleta de instrumentos de escrita para serem reciclados. Quem se cadastra pode formar um time de coleta com outras pessoas em casa, na empresa, na escola ou mesmo um grupo de amigos. Para cada 12g de resíduos (o que equivale ao peso de um lápis ou uma caneta), são doados R$ 0,02 para uma escola ou organização sem fins lucrativos, escolhida pelo próprio time de coleta.

Leia também

Reaproveitar material escolar é opção sustentável

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!