Ujatoba_vaso

Faça um vaso de auto-rega com uma garrafa plástica

por EcoD

Por mais que haja empenho em não utilizar garrafas plásticas, sempre é possível encontrar uma aqui ou outra ali. O site Make it and Mend it apresentou vasos de plantas com sistema de auto-rega produzidos com aquelas velhas garrafas de plástico que estão prontas para ir ao lixo.

Matéria do site EcoDesenvolvimento

 

O vaso, que também auxilia na economia de água, é feito com: uma garrafa de plástico, tesoura ou faca, barbante, terra e planta. Veja o passo a passo:

1) O primeiro passo é preparar a garrafa. Antes de qualquer coisa, lave o recipiente e retire o rótulo. Depois, corte, no sentido horizontal, o equivalente a um terço de espaço, contado da sua tampa até o centro. O importante é que a metade de baixo seja maior do que a do topo.

2) No segundo passo, você deve retirar a tampa da garrafa e fazer um furo no meio (com o auxílio da tesoura ou da faca). A depender da quantidade de água que a planta vai precisar, é possível fazes mais de um buraco na tampa. Insira o barbante no(s) furo(s), para isso, você também pode usar a ajuda da tesoura. Nesta etapa é importante perceber que a ponta do barbante deve ficar na parte externa da tampa.

3) No terceiro passo é necessário colocar a tampa no local de origem (tome cuidado para manter o barbante intacto). Encha de areia e plante a muda neste recipiente menor, sempre segurando o barbante, de forma que ele toque na maior quantidade de terra. Na outra metade coloque água. Encaixe a parte superior da garrafa, na inferior e pronto! Seu vaso de auto-rega já pode fazer parte de sua casa, apartamento, loja ou escritório.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!