Ujatoba_oleo

Descarte de óleo de cozinha

por Universo Jatoba

Se for difícil fugir da fritura, pelo menos escape da poluição. Quando a gente joga o óleo de cozinha usado na pia ou no vaso sanitário, ele gruda na tubulação, entope o cano e contamina as águas. Cada litro de óleo emporcalha um milhão de litros de água. Quando o óleo se espalha no rio ou no mar, ele tira o oxigênio da água e mata peixes e plantas. O óleo de cozinha usado também polui o solo e emite gás metano, que contribui para o efeito estufa, o conhecido aquecimento global.

Armazene o óleo e leve a um posto de coleta para reciclagem. Ele pode ser transformado em sabão, tinta, verniz e combustível.

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) lançou o site Óleo Sustentável, que traz um mapa com 1.100 pontos de coleta de óleo de cozinha usado espalhados por todo o Brasil. E o melhor: a gente pode participar enviando para o site o endereço de novos pontos de coleta que ainda não estão cadastrados.

A associação brasileira Ecóleo, também tem pontos de coleta em todo o Brasil. Clique aqui e consulte o mais próximo de você.

Agora, se você gosta do “faça você mesma”, então anote esta receita de sabão  feita com óleo de cozinha usado:

Ingredientes

– 5 litros de óleo

– 2 litros de água fervente

– 200 ml de amaciante

– 1 Kg de soda cáustica em escama (NaOH)

Coloque a soda no fundo de um balde cuidadosamente. Despeje a água fervente e mexa até diluir todas as escamas da soda. Adicione o óleo e mexa. Ponha o amaciante e mexa novamente até formar uma mistura homogênea. Coloque tudo numa forma e espere secar. Feito isto, é só cortar as barras de sabão e utilizar como produto de limpeza. Ah, e mais uma dica: quanto mais o sabão curtir, melhor ele fica!

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!