Ujatoba_radiografia

Descarte chapas de raio-x corretamente

por Universo Jatoba

Você faz uma radiografia e, depois de leva-la ao médico, faz o que com ela? Por falta de informação, muita gente pensa em jogar no lixo, mas nem imagina que essas chapas têm substâncias tóxicas, como metanol e amônia, que podem contaminar o solo e a água e, além disso, demoram mais de 100 anos para se decompor. Hoje o Universo Jatobá te ensina o que fazer com esses exames antigos para não prejudicar o meio ambiente e a sua saúde.

Muitas empresas têm interesse em reciclar essas radiografias porque elas possuem prata, que é vendida para a fabricação de joias e utensílios, e também o plástico, que pode ser usado na fabricação de embalagens e outros produtos. A DPC Brasil é uma delas. Clique aqui e saiba mais sobre o trabalho.

Hoje em dia a tecnologia tem colaborado com o armazenamento dos resultados. Vale ressaltar que é preciso ter cuidado para guardar esses exames em casa. Eles devem estar protegidos com plástico ou papel e nunca expostos ao excesso de calor ou umidade, o que pode ser prejudicial à saúde.

Em São Paulo, o descarte pode ser feito no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, no Prédio dos Ambulatórios, que fica próximo à Estação do Metrô Clínicas. O descarte é feito das 8h às 17h e essas chapas são doadas ao Fundo Social de Solidariedade. O Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas também coleta as chapas. O posto funciona no prédio dos ambulatórios, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Se você faz exames nos laboratórios Fleury e na a+ Medicina Diagnóstica, que são do mesmo grupo, podem entregar as radiografias nas unidades em São Paulo, Brasília, no Rio de Janeiro, em Salvador, Curitiba, Recife e Porto Alegre. Clique aqui ou aqui e localize a mais próxima de você.

Outra opção é o site e-Cycle. Basta colocar o seu CEP, o tipo de material a ser descartado e o item e ele localiza um ponto de coleta mais próximo.

Neste caso, selecione a opção “Diversos” quando for pedido o tipo de material e, em seguida, selecione o item “Chapas de Raio-X”. Clique aqui.   

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!