universo-jatoba-copos-descartaveis

Copos descartáveis na construção civil

por Ivana Jatoba

Os copos de plástico, descartados aos milhões todos os dias no meio ambiente, em breve serão reciclados e usados como matéria prima para a confecção de telhas de polipropileno. A proposta mais que inovadora vem do estudante de Engenharia Química da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Ulysses Raphael Gomes Nobre, que venceu a 6ª edição do Prêmio Estudante Universitário promovido pelo Instituto 3M de Inovação Social.

Tudo começou quando o brilhante aluno da UEA observou que as áreas da universidade destinadas ao lazer eram desertas, pois não tinham cobertura para proteger os colegas do sol forte nem das chuvas. Ao mesmo tempo ele reparou na enorme quantidade de copos descartáveis que se acumulavam ao lado dos bebedouros. Ele pensou então em dar um destino útil àqueles resíduos, fabricando deles as telhas que o espaço ali tanto precisava. E procurou colocar sua idéia em prática. Funcionou! Junto com a sua professora de materiais, Regina Morvia, passaram a recolher os copos descartados para os testes de laboratório e fabricação das primeiras peças.

Dos ensaios realizados, a dupla concluiu que o novo produto é bem mais leve que a telha tradicional, podendo ser fabricado em cores ou translúcido, tem vida útil de 15 anos, segundo os testes de durabilidade e custo de fabricação da ordem de 30 a 45% menor que o sistema tradicional, com a vantagem de usar apenas material descartável, e não componentes oriundos do petróleo, como as outras. Os testes de conforto térmico serão os próximos a serem realizados. Passada a fase de testes, será implantada a primeira planta industrial no Jardim Mauá, periferia de Manaus, com a participação da comunidade local. Com a consolidação desta etapa de implantação, o próximo passo será replicar o projeto em outras localidades.

Esta telha, para quem não sabe, tem um apelo sustentável muito especial, diferente das telhas oriundas de embalagens tipo “tetra pak”, por exemplo. E por quê? Porque tende a minimizar um problema ambiental até então sem solução: a pouquíssima reciclagem de copos descartáveis. Quando esta acontece, é apenas na confecção de objetos artesanais. Reciclar copo descartável atualmente não é vantajoso: eles ocupam muito espaço, tem baixo preço de venda, pouco peso e precisam ser limpos. Por isso, vão parar diretamente no lixo, diminuindo assim a vida útil dos aterros sanitários. Mesmo assim, é amplamente usado pelo mundo, pois é prático e barato.

Vamos torcer para que essas telhas sejam bem sucedidas comercialmente não apenas em Manaus, mas em todo o Brasil. Como são necessários cerca de mil copinhos para se confeccionar uma telha, matéria prima é o que não vai faltar nas fábricas. E o que é melhor, oferecendo ao mercado um insumo barato e eficaz e ao mesmo tempo tirando dos lixões toneladas de copos descartáveis. Bem merecido o reconhecimento do trabalho de Ulysses e equipe, não acha?

Ivana Jatobá é Engenheira Civil graduada na Universidade Católica do Salvador, especializada em Gerenciamento da Construção Civil pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia e Mestre em Gerenciamento de Engenharia Ambiental pela University of Technology, Sydney, Austrália. Atua como consultora em implantação de sistema de qualidade ISO 9001 e Meio Ambiente ISO 14000 em canteiros de obras.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!