Ujatoba_surf2

Campeonato brasileiro de surf usa pranchas feitas de PET

por Universo Jatoba

A garrafa PET literalmente entrou na onda do surf. O Surf Pet Festival ocorre no dia 16 de novembro, na praia Central em Garopaba, no sul de Santa Catarina. O evento, idealizado por Jairo Lumertz, é o segundo campeonato brasileiro de surf em pranchas feita com garrafas PET e quer transmitir a importância do uso sustentável e a reciclagem de materiais. O modelo e empresário Paulo Zulu já confirmou a presença.

A disputa será nas categorias: infantil, feminino, masculino e remada sup (remada em pé na prancha). Além das garrafas PET, as pranchas são feitas com canos de pvc, bandejas de plástico, quilhas reaproveitadas, blocos de EVA (Etil Vinil Acetato – tipo de borracha muito utilizada em calçados), cola e gelo seco.

O Surf Pet Festival tem o apoio da Nação Verde, uma empresa que desenvolve e comercializa produtos naturais e orgânicos. “A Nação Verde incentiva o estilo de vida saudável e sustentável sem exageros (EVISEX), movimento que adota a preocupação com vida saudável, boa alimentação, desenvolvimento pessoal e consumo sustentável. Esta competição é uma ótima oportunidade para conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da natureza, além do incentivo ao esporte”, afirma Ricardo Cruz, sócio fundador da empresa.

Projeto Eco Garopaba

Em 2007, o gaúcho Jairo Lumertz uniu suas duas paixões, surf e natureza. Desenvolveu a prancha ecológica no Hawaii e junto com Carolina Scorsin, curitibana e moradora de Garopaba há seis anos, desenvolveram o projeto, cujo objetivo é ensinar as crianças a confeccionar a prancha, incentivando o esporte e a preservação da natureza.

Eles fazem palestras em escolas, onde apresentam de forma descontraída como cada um pode contribuir para um mundo mais limpo. Além disso, organizam mutirões para limpeza das praias. Para saber mais, clique aqui. 

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!