blocos

Blocos de plástico reciclado

por Ivana Jatoba

A novidade vem da Inglaterra e já está inovando o mercado da construção civil. Estou falando dos blocos que levam na sua composição química plástico reciclado. A aparência deles é inusitada, parecem com aqueles tijolinhos tipo “lego”, pois são coloridos e tem aqueles encaixes para facilitar a montagem.

Pensado como mais uma solução ecológica na construção, os blocos de plástico reciclado tem muitas vantagens: são de rápida montagem, resistentes a chuva, maresia e intempéries, dispensam o uso de argamassa de assentamento, deixam a parede com aspecto liso, sem necessidade de emboço e reboco (o que diminui o tempo e custo da obra), são mais leves que o tijolo comum, são isolantes térmicos e acústicos e ainda são resistentes a terremotos.

Mas o ser feito com plástico reciclado é o grande diferencial desta “peça lego gigante”. Com tantos passivos ambientais relacionados ao uso maciço do plástico em todo o mundo, não é raro termos aterros sanitários sobrecarregados de plástico, sem contar com o grande problema da “sopa de plástico” que infelizmente é o cenário atual dos oceanos em muitos pontos do planeta. A prática da coleta seletiva nos países de terceiro mundo ainda é muito tímida e pouco recorrente. Se esse bloco realmente entrar com força no mercado, os benefícios serão inúmeros para as obras e para o meio ambiente.

Por enquanto o bloco de plástico reciclado ainda é uma promessa no Brasil. Está em fase de apresentação nas feiras e seminários de construção. Mas o sucesso é garantido e tudo indica que em breve estaremos encaixando blocos para edificarmos paredes em construções mais sustentáveis.

Ivana Jatobá é Engenheira Civil graduada na Universidade Católica do Salvador, especializada em Gerenciamento da Construção Civil pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia e Mestre em Gerenciamento de Engenharia Ambiental pela University of Technology, Sydney, Austrália. Atua como consultora em implantação de sistema de qualidade ISO 9001 e Meio Ambiente ISO 14000 em canteiros de obras.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!