green-christmas-wallpapers-and-powerpoint-backgrounds-pictures-9

Que tal preparar um Natal sustentável? Confira algumas dicas

por Universo Jatoba

O Natal, além de ser uma época de confraternizações, pedidos, realizações, união em família, também é, a cada ano que passa, um período de consumismo elevado. Mas podemos ter algumas atitudes para começar a consumir de maneira consciente. Compartilho com vocês algumas dicas para deixar as festas de fim de ano um pouco mais sustentável.

Ceia de Natal

1- Lista de compras

Não deixe de lado a tradicional listinha e encaixe tudo dentro do orçamento traçado. Compre a quantidade de alimentos e bebidas que realmente serão consumidos. E, sempre que possível, reaproveite cascas e talos de alimentos. Eles têm alto valor nutritivo e servem de base para fazer diferentes pratos. Evite o desperdício!

2- Alimentos com boa procedência

Na hora de preparar a ceia, dê preferência a vegetais cultivados na sua região ou em local próximo, além de usar frutas da época (o custo de transporte é menor). Carne bovina e soja são produtos muitas vezes cultivados em áreas devastadas da Amazônia. Procure nos alimentos certificados que garantam sua boa procedência.

3- Use louças duráveis

Dê preferência por copos de vidro e talheres de metal. Se escolher utensílios de plástico, prefira sempre recicláveis e reutilizáveis.

Presentes

1- Evite compras por impulso

Analise se o produto ou serviço é de fato necessário. Se está acostumado a presentear familiares e amigos, leve em consideração que o valor do presente pode estar muito mais relacionado à sua criatividade e significado do que ao preço.

2- Pesquise bastante

Se já possui uma lista de compras, então informe-se sobre as empresas das quais vai comprar e dê preferência por fabricantes que sejam ambientalmente responsáveis. Comparar valores de produtos também é ser consciente. Também busque comércio local, perto de sua casa ou trabalho.

3- Economize

Não gaste todo o 13º salário com o Natal. Pense que, no começo do ano, virão outras contas, como IPVA e materiais escolares. E não se esqueça de exigir sempre a nota fiscal, comprovando a origem do produto.

4- Faça uma limpeza no guarda-roupa

Nessa época do ano, doe o que você não usa mais ou organize bazares de trocas entre amigos e a comunidade. Muitas vezes, itens que estão engavetados há tempos podem ser úteis para outras pessoas.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!