Ujatoba_expo

Reciclagem e educação: uma parceria que dá certo

por Universo Jatoba

A cidade de Curitiba, no Paraná, serve de exemplo para as outras do Brasil e está à frente quando se fala em sustentabilidade. Hoje o Universo Jatobá apresenta o ReCinicicle, um projeto que leva o tema para dentro da sala de aula com atividades práticas que envolvem alunos de 4 a 11 anos de idade. As lições ficam por conta da artesã Monica de Gasper. “O principal objetivo é formar cidadãos conscientes da importância da separação do lixo. A partir dessa seleção, muitos materiais podem ser usados, sem agredir o planeta”, explica.

Monica usa garrafas de plástico, tampinhas, adesivos e rótulos, que iriam para o lixo, e ensina a transformar tudo isso em brinquedos, utensílios e outros objetos. Aprender a reduzir, reciclar e reutilizar é o caminho. O projeto chega às escolas por meio de agendamento prévio e, além de aprenderem dentro de sala de aula, os alunos levam materiais explicativos para casa, o que ajuda a espalhar a ideia para a família e os amigos. A iniciativa é da Cini Bebidas.

Para saber mais, entre em contato com a Monica de Gasper pelo e-mail recinicicle@gmail.com ou pelo telefone (41) 9899-7389.

Reciclarte em São Paulo

De Curitiba para São Paulo. A partir do dia 8 de outubro, quem quiser saber mais sobre reciclagem, não pode perder a exposição multimídia, que fica até 19 do mesmo mês, no Memorial da América Latina. São ensaios fotográficos, vídeos, peças e depoimentos de pessoas que estão por trás da extensa cadeia da reciclagem. A mostra joga luz e resgata a dignidade desse trabalho anônimo que gera riqueza a partir daquilo que se descarta.

A exposição é dividida em módulos que abordam do descarte à coleta, da triagem ao reprocessamento, do reuso funcional ao artesanato produzido com matéria-prima descartada.

O curador é Peter Milko, diretor de redação da revista Horizonte Geográfico, e o ensaio fotográfico é de Gustavo Lourenção e Davilym Dourado. A mostra é grátis. Clique aqui, saiba mais e programe-se.

Reciclagem é uma questão de olhar diferente para o que seria descartado. Se esse olhar puder ser treinado o quanto antes, melhor.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!