universo-jatoba-oceanlive2

Quer ajudar a coletar lixo do mar e das praias? Conheça o Ocean Live

por Universo Jatoba

Volta e meia aparecem projetos que fazem com que a gente acredite muito na humanidade e que é possível, sim, ter um mundo melhor e mais sustentável.

O Ocean Live é um deles! Sem fins lucrativos, visa a coleta de lixo marinho no fundo e na superfície do mar, em praias, mangues e também nos rios.

A ideia é conscientizar a população local e a flutuante, por meio de palestras de educação ambiental em escolas de mergulho, de ensinos fundamental e médio, ensino superior, comunidades ribeirinhas e frequentadores das praias, mangues e rios dessas regiões.

A partir dessa conscientização é possível formar grupos de colaboradores para coletar o lixo marinho e de seus arredores.

Uma central de reciclagem é implementada nas regiões necessárias, a fim de que seja possível selecionar todo o lixo coletado e, por fim, produzir novos materiais reciclados, tendo como principal insumo o plástico para a produção de lixeiras. Incrível, não?!

universo-jatoba-oceanlive1

Curiosidades que justificaram o projeto

Quando um projeto é criado, diversos questionamentos devem ser feitos para que ele faça sentido e, de fato, traga benefícios para a região onde será instalado. No Caso da Ocean Live a quantidade de lixo produzido por pessoa em São Paulo e no mundo, bem como nas regiões costeiras ou ribeirinhas foram primordiais.

Você sabia que, de acordo com uma publicação da UNESP feita em 2010, a média de lixo por habitante brasileiro é de 1kg por dia? E que, em São Paulo, essa média sobe para 1,5kg?

Nos países ricos o número é ainda maior. A concentração de resíduos inorgânicos é maior do que a de orgânicos por causa do consumo de alimentos industrializados e embalados. Entre os norte-americanos a média é de 2,25kg.

Outra curiosidade nada boa, é sobre o impacto do lixo produzido no porto de Santos. Por dia são mais de 100 toneladas de lixo coletados nas praias da região, que foram deixados por banhistas, pela própria população que mora em Santos ou mesmo produzidos no porto, que acabam ficando nas águas e na praia.

universo-jatoba-oceanlive3

Quem comanda o projeto Ocean Live?

Presidente: Aruan Tapajós Osso Souza Branco – Bacharelado e Licenciatura em Biologia Marinha, UNISANTA (2009); Professor de Ciências e Educação Ambiental (2012); Instrutor de Mergulho, PADI (2012) – aruan@oceanlive.com.br
Vice-presidente : Abla Akkari – Mestrado em Gerenciamento (2003) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Gerenciamento (2009) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Mergulhadora certificada, PADI (2015) –abla@oceanlive.com.br
Responsável pelos artigos técnico :  Ivana Maria Rocha Cavalcante Jatobá – Mestrado em Engenharia Ambiental – University of Technology, Sydney – Austrália (2009). Especialista em Gerenciamento da Construção Civil – Universidade Estadual de Feira de Santana (2003)-ivana@oceanlive.com.br
Coordenação dos eventos :  Liliane Lacerda e Lizandra Lacerda – Especialista em Gerenciamento da Construção Civil – Universidade Estadual de Feira de Santana (2003)- lizandra@oceanlive.com.br e liliane@oceanlive.com.br

Como participar?

Todos podem colaborar com o projeto ou pedir palestras em sua instituição de ensino. Basta visitar o site da Ocean Live e fazer parte dessa iniciativa nobre e inspiradora! Ou mande e-mail para:  querosercolaborador@oceanlive.com.br

Veja também:

Instagram: @oceanlivebrasil

Facebook: Oceanlive

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!