universo-jatoba-embalagens

Colabore com a ideia: Empreendimento colaborativo produz recipientes biodegradáveis feitos de biomassa de mandioca

por Universo Jatoba

Empreendimentos preocupados com o planeta são sempre muito bem-vindos ao Universo Jatobá e colaborar para que eles cresçam ainda mais é um privilégio.

 

Vocês já ouviram falar na Oka Bioembalagens? É um empreendimento colaborativo para a produção de recipientes biodegradáveis feitos de biomassa de mandioca e fibras naturais, em um processo 100% limpo.

 

De acordo com Érika Cezarine Cardoso, Sócia do Oka e Ecodesign, o empreendimento é a materialização de um sonho antigo, iniciado em 1999. “Comecei a pesquisar a questão toda que envolve o lixo e me dei conta do volume e das consequências de seu impacto no ambiente e para a espécie humana. Dessa pesquisa nasceu um projeto de design com sistema integrado para coletar e destinar resíduos, gerar consciência e adesão a população”, conta sobre o início do projeto.

Não demorou muito para que ela, como ecodesign, passasse a criar produtos com esse biomaterial coletado. Ela diz: “Faz todo sentido para mim, utilizar matéria prima renovável, ainda mais sendo a mandioca, por ser de origem brasileira, por sua produção beneficiar a agricultura familiar, por ser o amido mais potente que eu conheço (em termos de aglutinação e expansão quando aquecido) e por fim resultar em lixo zero no descarte”.

Oka bioembalagens from Érika Cezarine Cardoso on Vimeo.

Foi assim que a criação da Oka bioembalagens deixou de ser um projeto e passou a ser empresa, com a vontade de se tornar modelo, com uma gestão horizontal e circular, que pretende ter impacto social, ou seja, destinar parte do seu lucro para apoiar projetos socioculturais, comunidades locais e contribuir para implementação de tecnologias verdes.

“Vencemos alguns desafios de escalar a tecnologia de injeção da biomassa, depois a da concessão das licenças para produção e agora, depois de quase 3 anos de existência estamos finalmente entrando nesse mercado. Ainda precisamos escalonar a produção para sermos mais competitivos e para atendermos a demanda que estamos recebendo. O próximo passo será termos uma versão dessa bioembalagem impermeabilizada, mas 100% biodegradável. Já estamos nesse caminho!”, afirma Erika.

Para que esse sonho seja ainda mais concretizado, a Oka bioembalagens depende da colaboração de todos, a fim de juntar R$ 70 mil para comprar novos equipamentos.

Confira o link da campanha: https://benfeitoria.com/okabioembalagens

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!