Ujatoba_3-mostra-ecofalante-cinema-ambiental

Mostra de cinema coloca sustentabilidade em pauta

por Universo Jatoba

Passear e curtir um filminho sempre é bom, principalmente quando a obra nos traz algum ensinamento ou nos faz refletir sobre um tema. Nesta semana, você pode chamar os amigos e a família e aproveitar a 3ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que acontece a partir desta quinta-feira (20) e vai até a semana seguinte, no dia 27.

A mostra conta com a exibição de mais de 60 filmes, a maioria inédita no Brasil, de 30 países diferentes. Para o diretor da mostra, Chico Guariba, além do tema focado em sustentabilidade, o evento tem outro diferencial. “A Mostra Ecofalante não nasce com o conceito de exibição, mas de uma plataforma, que é usada para discutir questões importantes para a nossa vida hoje, como consumo, água, energia e cidade”.

As mesas de debate terão a participação de diretores de longas incluídos na programação do evento. Ao final de cada ciclo de exibição de filmes relacionados a temas específicos, haverá discussões. Os filmes estão divididos em cinco vertentes na chamada Mostra Contemporânea, que inclui as temáticas de economia, campo, energia, cidades e povos e lugares.

Entre os destaques, vale ver “Big Men”, de Rachel Boyntontem e produção executiva de Brad Pitt, inédito Brasil. Já “Blackfish – Fúria Animal”, de Gabriela Cowperthwaite, relata a história de uma baleia assassina que faz performances. O filme mostra o tratamento cruel que os animais recebem em cativeiro, as vidas e mortes dos treinadores, além das pressões feitas pela indústria dos parques aquáticos.

Na temática denominada Panorama Histórico, seis filmes foram selecionados a dedo. Todos são do diretor e roteirista japonês Kaneto Shindo. “Ele foi um dos primeiros cineastas que documentou a bomba atômica de Hiroshima e nunca tida sido tema de uma retrospectiva no Brasil”, explica Guariba.

Um brasileiro também será homenageado: o jornalista e cineasta Washington Novaes, que tem mais de 80 anos. Precursor do Globo Repórter, da TV Globo, Novaes passou também pela TV Cultura, Folha de S.Paulo e outros veículos importantes, e é o responsável pela série de filmes “Xingu”.

A questão do lixo é abordada na seção “Mostra escola/Circuito Universitário”. Inspirada na Política Nacional de Resíduos Sólidos, a mostra exibe o filme “Trashed – para onde vai o nosso lixo?”.

Em tempos de escassez de água, o Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, será lembrado pela mostra. O curta de animação “Paulicéia Canta TYE-TÊ” e o longa “Marca d’Água” servem para ressaltar a importância do recurso natural finito para o ser humano.

A mostra pretender “ajudar o cidadão a entender o mundo em que vive, entender os problemas e debater essas questões”. Então, divirta-se e curta essa bela iniciativa da ONG Ecofalante! A programação completa, você encontra no site do evento. Clique aqui.

Leia também

Arte com lixo

Cinema para mamãe e bebê

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!