Ujatoba_arvores_sorocaba

Uma árvore para cada veículo vendido

por EcoD

Um Veículo, uma Árvore, essa foi a ideia da cidade de Sorocaba, em São Paulo, para arborizar o local e atingir metas de sequestro do dióxido do carbono, responsável pelo efeito estufa. A lei municipal que obriga as concessionárias a plantar uma árvore a cada veículo zero vendido (motos, caminhões, carro), foi aprovada em 2008, mas a partir desse mês de junho passará a ser cumprida.

Matéria do site EcoDesenvolvimento

O projeto foi lançado segunda-feira, 3 de junho, a partir de um acordo entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e as concessionárias de veículos do município. Para marcar a entrada da lei em vigor, foram plantadas simbolicamente 50 mudas no Parque dos Ipês, no Jardim Santa Marina – local inicial onde as empresas plantarão as árvores.

“Essa é uma ação acima de tudo cidadã e será muito significativa pela participação dessas concessionárias. A ideia é que elas levem essa mensagem para seus estabelecimentos para que o cidadão saiba que para aquele veículo será plantada uma árvore em Sorocaba”, destacou a secretária do Meio Ambiente (Sema), Jussara de Lima Carvalho, à Agência Sorocaba.

Conforme a Sema, em janeiro de 2014, as concessionárias entregarão à Secretaria do Meio Ambiente um relatório contabilizando o número de veículos vendidos de 1º de junho a 31 de dezembro deste ano. Já em março, será feito o plantio de árvores no Parque dos Ipês em número correspondente. A previsão é que sejam plantadas 12 mil exemplares arbóreos relativos ao segundo semestre.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!