unnamed

Saiba como você pode adotar um panda, um boto ou uma arara

por Universo Jatoba

Não é novidade pra ninguém que a lista de animais em extinção é grande. Se você gostaria de ajudar e não sabe como, acaba de encontrar.

Outro dia, nós falamos aqui sobre um projeto que possibilita a adoção da Arara Azul (LINK). Hoje, nós queremos apresentar outra alternativa. A campanha “Adote uma Espécie”, lançada pelo WWF-Brasil, em outubro de 2014, permitia, até então, a adoção de um urso panda. Agora, é possível adotar animais habitantes de terras brasileiras: a arara-azul e o boto-cor-de-rosa, também consideradas espécies ameaçadas.

A arara-azul já consta como vulnerável na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Os principais motivos são a destruição dos habitats naturais e o comércio ilegal de animais silvestres. Estima-se que existam, aproximadamente, apenas 6.500 araras-azuis, sendo que 5 mil delas estão na região do Pantanal.

unnamed2

O boto-cor-de-rosa fica na Amazônia brasileira e não é possível determinar se ele está ameaçado de extinção, pois os dados não são precisos. Mas, as estimativas não são animadoras. Estima-se que haja cerca de 13 mil botos na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, uma área protegida. Uma das maiores ameaças é a pesca da piracatinga, um tipo de peixe que se alimenta de animais mortos. Esse tipo de pesca usa a carne do boto como isca. Por ano, cerca de 600 botos são mortos no Brasil dessa forma. Outra ameaça é a construção de hidrelétricas nos rios amazônicos, que pode isolar populações de botos e afetar os peixes da região, principal fonte de alimentação da espécie.

Com a campanha, o WWF-Brasil pretende conscientizar a sociedade sobre as espécies ameaçadas e, por meio de doações, apoiar programas que atuam com a espécie, além de custear o trabalho em defesa da expansão dos habitats protegidos e a redução dos impactos humanos no ambiente natural.

10670114_10152796199621803_5346120595394328981_n-620x620

Como fazer?

Para “adotar” uma espécie brasileira, é preciso contribuir com uma doação mensal.

O contribuinte receberá um kit com uma pelúcia da espécie adotada, um certificado de participação, uma cartilha com informações sobre o WWF-Brasil e sobre a espécie, além de adesivos personalizados.

Para mais informações, acesse: wwf.org.br/adote

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!