Universo-Jatoba-arara-azul

Saiba como apadrinhar uma Arara Azul

por Universo Jatoba

Ela é linda e rara de se ver por aí. A Arara Azul é considerada um ícone da fauna brasileira. Já viu alguma?

O Instituto Arara Azul lançou, em novembro deste ano, a Campanha “Adote um Ninho”, com o objetivo de fortalecer o projeto em prol da preservação da espécie. A primeira edição reuniu padrinhos famosos como Ziraldo, Carlos Saldanha, Luan Santana, Gabriel Sater, Michel Teló, Chitãozinho e Xororó e vários empresários.

Para adotar um ninho, basta ler o regulamento, preencher a ficha de inscrição e assinar o contrato de doação, bem como o termo de compromisso e responsabilidade. 

O padrinho ou madrinha passará por um Curso de Preparação para Adoção e poderá batizar o filhote com um nome. A ave será acompanhada até o momento de seu voo e receberá uma anilha com numeração exclusiva e um microchip. Todas as informações serão encaminhadas ao adotante junto com um Certificado.

Projeto Arara Azul

São 25 anos de trabalho. O Projeto Arara Azul acompanha cerca de três mil aves, que vivem em 599 ninhos cadastrados por 57 fazendas, situadas nas regiões de Miranda, Aquidauana e Bonito, no Mato Grosso do Sul, e nos arredores de Barão de Melgaço, no Mato Grosso. No fim da década de 1980, eram apenas 1.500 aves da espécie no Pantanal. Hoje são mais de 5 mil.

No Pantanal sul-mato-grossense foram contabilizados 55 ovos de araras-azuis em 94 ninhos monitorados entre de agosto a novembro. Desses, 30 já eclodiram e estão no estágio de filhotes.

Geralmente, o período reprodutivo da Arara Azul é entre julho e janeiro, mas este ano deve se estender até fevereiro ou março de 2015, reflexo das condições climáticas no Pantanal. “Estamos bastante confiantes e animados. Esperamos o nascimento de mais 20 até o fim deste ano”, diz Neiva Guedes, bióloga responsável pelo Instituto Arara Azul, professora e pesquisadora da Anhanguera-Uniderp.

Quer mais informações? Acesse www.projetoararaazul.org.br ou envie um e-mail para projetoararaazul@gmail.com.

Foto: Thinkstock

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!