Ujatoba_poluicao

Poluição do ar está entre principais causas ambientais de câncer

por Universo Jatoba

Um inimigo silencioso e mortal. Segundo a agência especializada em câncer que integra a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição  é uma das principais causas ambientais de morte por câncer. A avaliação do Programa de Monografias da Agência Internacional para Pesquisa sobre o Câncer (IARC, na sigla em inglês) encontra evidências de que a exposição ao ar poluído causa câncer de pulmão e aumenta o risco de câncer de bexiga.

A Agência informa que a poluição do ar já é conhecida por aumentar os riscos de desenvolvimento de uma ampla gama de enfermidades, como doenças respiratórias e cardíacas. Nos últimos anos, os níveis de exposição aumentaram significativamente em algumas partes do mundo, particularmente nos países muito populosos e com rápido processo de industrialização. De acordo com dados mais recentes, 223 mil mortes por câncer de pulmão foram resultado da poluição do ar em 2010.

No passado, o programa avaliou vários produtos químicos e misturas específicas que ajudam na poluição do ar. Estes incluem escape de motores a diesel, solventes, metais e poeiras. Esta é a primeira vez que os especialistas classificaram a poluição do ar como uma causa da doença.

As principais fontes de poluição do ar são o transporte, a geração estacionária de energia, as emissões industriais e agrícolas, aquecimento residencial e a ação de cozinhar. Também há alguns poluentes com fontes naturais. “Há maneiras eficazes de reduzir a poluição do ar e, dada a escala da exposição que afeta pessoas em todo o mundo, este relatório deve enviar um sinal significativo para a comunidade internacional agir sem demora”, diz o diretor da IARC, Christopher Wild.

Confira algumas dicas para evitar a poluição e garantir mais saúde:

– Faça a sua parte e diminua o uso do carro. Deixe o carro em casa pelo menos uma vez na semana.

– Exercício ao ar livre é bom, mas evite as proximidades de vias com tráfego intenso.

– Se preferir a atividade ao ar livre, evite os dias muito secos e ensolarados, entre 10h e 16h.

– Tome bastante água, principalmente nos dias em que a umidade do ar está baixa, com alta concentração de poluentes.

– Evite ficar nas vias congestionadas nos horários de pico.  – Procure arejar a casa, mas evite deixar janelas e portas abertas em horário de pico de tráfego.

– Um estilo de vida saudável, com boa alimentação e exercício, ajudam a fortalecer o sistema imunológico, principalmente no inverno.

– Tenha plantas em casa e no ambiente de trabalho. Elas ajudam a melhorar a qualidade do ar. Clique aqui e saiba mais.

– Ácaros e mofo podem prejudicar a qualidade do ar. Veja mais aqui. 

O caso é sério e cada um pode fazer a sua parte e diminuir a pegada ecológica.  

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!