Ujatoba_flores

Plantas aquáticas

por Universo Jatoba

Já pensou em cultivar plantas na água? Com os devidos cuidados, isso é possível e fácil. Confira as dicas do Universo Jatobá para lidar com essas plantinhas, a pedido da leitora Maria de Fátima Tavares.

Primeiro, escolha as plantas certas. Nem todas se adaptam bem ao ambiente aquático. Algumas boas opções são: aguapé (também conhecido como jacinto-de-água), o bambu da sorte, o lótus, os lírios aquáticos, o alface d’água, o papiro e as algas. É importante pesquisar o tamanho da planta para escolher o recipiente.

“Não deixe por muito tempo a mesma água”, alerta Graziela Lourensoni, gerente de marketing e produtos da Gardena. Isso é necessário porque, de acordo com Graziela, “as plantas precisam de água limpa para se ‘alimentarem’ dos nutrientes”. A troca pode ser feita cerca de uma vez por semana. Fora isso, ela orienta que as plantas fiquem em lugares iluminados. Evite também mantê-las em lugares que têm água corrente, como cascatas.

O papiro, por exemplo, deve ser plantado no fundo de um recipiente, que, se for espaçoso o suficiente, pode ser preenchido com água depois da camada de terra (ou argila) que fica no fundo. Outra opção é colocar um vaso no fundo de espelhos d’água, por exemplo.

De modo geral, as pessoas cultivam essas plantas em aquários, espelhos d’água e lagos. Se optar pelo charme dos espelhos d’água, saiba que dá para fazer um desses em casa! Basta ter uma gaveta, comprar um produto impermeabilizante de madeira e pronto! Passe o produto no interior da gaveta e espere secar. Depois é só colocar algumas pedras e as plantas que preferir.

Gostou? Se você tem alguma dúvida ou sugestão, escreva para o Universo Jatobá!

Leia também

Mudas de plantas grátis

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!