Ujatoba_praia

ONGs ajudam a preservar as praias

por Universo Jatoba

As férias estão aí e para muita gente o destino é o litoral. Já reparou como as praias ficam sujas nestes períodos? E quem será que limpa a sujeira dos que, infelizmente, não a recolhem?

Pois é, muitos materiais, como embalagens de salgadinho, latinhas e garrafas plásticas vão parar é no mar e prejudicam a água e as espécies de plantas e animais.

Se por um lado falta educação ambiental para muitos turistas, por outro existem projetos de ONGs que lutam justamente pela limpeza e preservação das praias. O Universo Jatobá trouxe alguns exemplos:

A Ecosurfi foi criada por surfistas em Itanhaém, no litoral de São Paulo, e atua já há cerca 13 anos em toda a costa brasileira com o lema: “Surf nas ondas da sustentabilidade”.

A Ecosurfi tem vários projetos relacionados à limpeza das praias. Entre eles, estão “Campanha Onda Limpa”, “Vamos Limpar o Mundo” e “Valeu Praia”. A primeira é a maior ação de sensibilização socioambiental feita por uma ONG na praia. Nos meses do verão são montadas tendas itinerantes que percorrem o litoral paulistas realizando ações para reduzir o acúmulo de lixo nas praias. O “Vamos Limpar o Mundo” faz parte da campanha do “Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias” e ocorre sempre no terceiro final de semana de setembro. Essa é a maior ação global contra a poluição do planeta.

Já o projeto “Valeu Praia” realiza uma série de eventos no mês de março para celebrar o fim do verão como, por exemplo, eventos musicais, mutirões de limpeza das praias, palestras e gincanas. Para saber mais e fazer parte do programa de voluntariado, clique aqui. 

A ONG Barra Verde começou em 2011 com a reunião de amigos-moradores da Barra da Tijuca. A maioria dos integrantes é morador do bairro e só conseguem manter o trabalho com a ajuda de patrocinadores e voluntários. OS objetivos dessa ONG são: conscientização da população, preservação ambiental, proteção das praias e restingas e claro, a sustentabilidade. Inicialmente, o trabalho está focado para a preservação das áreas verdes e também realizam eventos sociais.  Clique aqui e conheça.

Já a SOS Praias Brasil tenta trazer as pessoas para manter um maior envolvimento com a preservação das praias e também alternativas para o uso sustentável dos recursos naturais do litoral brasileiro, além de estimular a criação de políticas para o lixo urbano.

A ONG quer conscientizar os frequentadores de praias em eventos para a preservação dos oceanos com projetos como: “Eu preservo a praia limpa”, “Lixo na praia não pode virar moda” e “Brincando na praia com os tampinhas”, cujo foco é o recolhimento das tampinhas de garrafas PET. Quer conhecer? Clique aqui. 

Se cada um fizer a sua parte, não pesa para ninguém. Se você for à praia, recolha o seu lixo e descarte corretamente.

Espalhe a ideia e entre nessa onda!

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!