Ujatoba_arquitetura_purifica_ar

Milão terá prédio sustentável que purifica o ar

por Universo Jatoba

Você já imaginou como seria interessante se um prédio pudesse purificar o ar? Loucura? Que nada! Isso pode ser realidade na Itália. A ideia é apresentar esse projeto durante a Exposição Universal de Milão 2015, evento que vai reunir designers e inovadores na área. Essa exposição vai reunir mais de 130 países e irá contar com projetos voltados à energia limpa e ao combate da poluição.

O prédio chamado de Palazzo Italia terá a forma de uma árvore. A fachada externa do edifício terá cerca de 9 mil metros quadrados e será coberta por um tipo de cimento chamado de “i.active biodinâmico”, desenvolvido pelo grupo Italcementi. Esse concreto é capaz de eliminar a poluição do ar. Ao ter contato com a luz solar, ele quebra partículas orgânicas e inorgânicas presentes no ar e as transforma em substâncias limpas.

Esse prédio irá abrigar todos os projetos que serão apresentados na Exposição Universal de Milão foi projetado pelo escritório de arquitetura Nemesi&Partners, de Roma. Essa é a primeira vez que o cimento capaz de eliminar a poluição do ar é usado em uma construção tão grande. Além disso, o edifício também é coberto por placas de captação solar.

Ujatoba_arquitetura_purifica_ar2

O Palazzo Italia será formado por quatro blocos principais ao redor de uma praça e serão ligados por pontes. Assim como uma árvore, o prédio terá apoios no solo que lembram raízes. Nesse prédio estarão áreas de exposição, auditório, escritório e salas de conferências.

A tecnologia de filtragem atmosférica levou dez anos para ser desenvolvida e teve início a partir da procura de materiais que pudessem continuar limpos durante mais tempo nas grandes metrópoles.

Segundo a Italcementi, fabricante do cimento, a poluição nas grandes cidades poderia diminuir até 50% se 15% das superfícies de prédios e casas fossem construídas com esse tipo de concreto.

A estrutura trançada no interior do prédio vai criar efeitos de luz e sombra que vão formar o desenho de uma grande floresta. O hospital Torre de Especialidades, localizado na Cidade do México, é um exemplo dos poucos edifícios do mundo que já usam em sua fachada um concreto especial que elimina a poluição causada por milhares de veículos.

Esse cimento pode custar até 10% mais do que o concreto comum e por isso ainda não é utilizado em grande escala. Mas atualmente vem crescendo a busca por soluções verdes na arquitetura. Essa é uma ótima notícia para a conquista de um planeta mais sustentável.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!