universo-jatoba-papagaio-ecod

Internautas podem escolher nome de um papagaio-de-peito-roxo

por EcoD

Usuários do Facebook poderão escolher o nome que será dado a um (Amazona vinacea) (foto). Essa é a ideia da campanha da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza para envolver a população na conservação dessa espécie emblemática da Floresta com Araucárias, ecossistema típico do Sul do país e que possui menos de 3% de sua cobertura original. As opções de nomes são Juca Raucária, Rouxo, Zé Araucárius, Roxito e Vináceo. Os interessados já podem votar. A escolha do nome será divulgada no dia 26 de outubro.

Essa ação faz parte do projeto de reintrodução do papagaio-de-peito-roxo no Parque Nacional das Araucárias (SC), realizado pelo Instituto Espaço Silvestre, com apoio da Fundação Grupo Boticário – instituição que possui diversas ações relacionadas à proteção da Floresta com Araucárias.

Segundo Vanessa Kanaan, responsável pela pesquisa, esses animais são resgatados do tráfico e por isso precisam ser reabilitados. Após estarem fortalecidos, os indivíduos são reintroduzidos no parque. “Essa espécie já esteve extinta na natureza durante 20 anos e estamos trabalhando para que isso não volte a acontecer”, explica Vanessa.

De acordo com Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, a ideia de fazer uma campanha para escolher o nome de um dos animais reintroduzidos é aproximar a conservação da biodiversidade brasileira das pessoas. “O papagaio-de-peito-roxo, assim como outras espécies, tem o poder de sensibilizar pela beleza, incentivando as pessoas a se mobilizarem em protegê-las e é essa a mensagem que queremos transmitir”, destaca Malu.

“Considerado mundialmente ameaçado, com população estimada em cerca de 3.000 indivíduos na natureza [número considerado baixo para aves], a espécie, bem como o seu habitat, precisam de ações urgentes de proteção”, comenta Malu.

Para escolher o nome os participantes precisam acessar a página do Facebook da Fundação Grupo Boticário e comentar no post da campanha.

Matéria do site EcoDesenvolvimento

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!